EPI e EPC

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são muito importantes para a segurança dos trabalhadores. Eles são equipamentos ou dispositivos utilizados com o objetivo de reduzir a exposição a riscos e aumentar a segurança no ambiente de trabalho. Por reduzirem a exposição, de forma coletiva (EPC) e individual (EPI), esses equipamentos devem sempre ser objetos de avaliação tanto em sua aplicação quando em suas características.

O EPC

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são equipamentos, materiais ou ferramentas utilizados para a proteção de segurança enquanto uma atividade é realizada por um grupo de pessoas. De maneira a impedir o acesso de pessoas não autorizadas e não capacitadas em áreas consideradas de risco. Os EPC não são necessariamente equipamentos de proteção de um coletivo, podendo ser somente de uso coletivo, por exemplo, uma máscara de solda ou um cinto de segurança para trabalhos em altura.

Assista o vídeo animado da Engehall e veja mais sobre os EPC’s

O EPI

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) podem ser definidos como: qualquer meio ou dispositivo utilizado – exclusivamente por uma pessoa a cada vez – para minimizar os riscos inerentes à atividade de trabalho realizada que possa afetar a saúde, a segurança ou a vida. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos.

Assista o vídeo animado da Engehall e veja mais sobre os EPI’s

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta