Entenda como os astronautas tomam banho no espaço

Quando questionados sobre a vida no espaço a resposta é quase unânime.A maioria das pessoas acredita que a sensação de estar no espaço deve ser incrível. Mas para os astronautas, que vão em missões de meses, há a necessidade de criar uma rotina, e isso inclui a higiene.

O primeiro ponto a ser esclarecido é que, independentemente de quanto tempo eles tenham que ficar em missão, os astronautas não tomam banho no espaço. O autor de The Ordinary Spaceman, Clayton C. Anderson, passou 152 dias na Estação Espacial Internacional e conta que, em vez de chuveiros, a limpeza corporal é feita com toalhas umedecidas.

O local para ser a área apropriada para a higiene foi estipulado pela própria tripulação. Atividades como escovar os dentes, lavar os cabelos, “tomar banho” e fazer a barba eram todas realizadas em um mesmo lugar.

Segundo os relatos de Anderson, os astronautas utilizavam uma toalha umedecida russa. Esta podia ser usada por até três dias e às vezes era necessário injetar um pouco mais de água nela. Depois de usá-la de vez, era necessário anexá-la nas paredes da Estação, assim o sistema de controle do ambiente sugava o resto da umidade para convertê-la em água que poderia ser bebida depois.

Assista o vídeo

Atividades como fazer a barba e lavar os cabelos não eram tão diferentes de como são realizadas na Terra. A única diferença é que, pela ausência de pias, os astronautas também utilizavam toalhas úmidas para limpar o rosto e, para a higiene capilar, usavam shampoos que não precisavam ser enxaguados. Escovar os dentes também era “bem normal”, de acordo com Anderson. Mas, no fim do processo, era necessário engolir o resto da pasta ou cuspir em uma toalha.

No geral, a rotina higiênica era uma das partes mais importantes da convivência na Estação Espacial Internacional. “Seis pessoas estão presas em um espaço fechado. Higiene é de grande importância”, afirma o especialista espacial Robert Frost.

FONTE: Quartz

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta