...

Dispositivos de Proteção contra Surtos: como proteger seus equipamentos

Já existe uma forma de proteger seus equipamentos contra surtos elétricos. Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são a solução.

 

Continue lendo e descubra como os DPS ´s protegem seus equipamentos contra queimas causadas por raios

 

 

O que é DPS ?

Dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto. Estes distúrbios, são mais comuns do que muitos imaginam. Eles podem acontecer  diariamente em ambientes residenciais, comerciais e industriais.

Mas, como eles são gerados? E mais, que tipo de danos os surtos elétricos podem causar? Qual é a melhor proteção para os nossos equipamentos?

Vamos esclarecer todas as dúvidas de maneira simples e prática. Siga conosco!

 

O QUE É O SURTO ELÉTRICO?

Surto elétrico é uma onda transitória de tensão, corrente ou potência que tem como característica uma elevada taxa de variação por um período curtíssimo de tempo. Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar sérios danos aos equipamentos eletroeletrônicos.

 

DE ONDE VEM O SURTO ELÉTRICO?

Em suma, os surtos elétricos são acontecem  por descargas atmosféricas, manobras de rede e liga/desliga de grandes máquinas. Saiba mais sobre cada tipo de situação:

 

1.Descargas Atmosféricas

Surtos elétricos são fenômenos que acontecem quando um raio cai proximo ou ao redor de uma rede elétrica.

Essa descarga elétrica chega até os aparelhos que estão conectados a rede elétrica e linha de dados naquele momento. Como, por exemplo, internet, TV a Cabo e linhas telefônicas.

É mais comum que os surtos gerados por raios venha de descargas indiretas. Ou seja, mesmo que o raio caia a quilômetros de distância, ele gera um campo eletromagnético que se irradia pelo ambiente e transfere uma parcela do raio ao encontrar condutores metálicos.

 

2. Manobras de Rede

Outra origem bastante comum do surto elétrico se dá quando companhias energéticas fazem chaveamentos ou manobras de redes, causando a interrupção na distribuição de energia em determinados bairros ou ruas. Não apenas os blecautes, conhecidos popularmente como apagões, mas também as tentativas de religamento são grandes fontes de distúrbios eletromagnéticos, incluindo o surto elétrico.

 

3. Liga/Desliga de Máquinas

O que a grande maioria das pessoas não sabe, é que os surtos elétricos acontecem de maneira cotidiana devido também ao ligar e desligar de grandes motores. Os surtos são gerados tanto por elevadores em prédios comerciais e residenciais; quanto por equipamentos comuns, como aparelhos ar-condicionado ou máquinas de lavar.

Quando você liga e desliga esses aparelhos gera nos motores sobretensões transitórias. Mas essas sobretensões  podem causar danos aos equipamentos conectados à mesma rede de energia. Os danos podem ser imediatos, à médio ou longo prazo

 

QUAIS DANOS OS SURTOS ELÉTRICOS PODEM CAUSAR?

Em resumo, os principais danos causados pelos surtos elétricos são:

  • a degradação de componentes;
  • a diminuição de vida útil de equipamentos eletroeletrônicos e até mesmo a queima instantânea destes aparelhos.

Como explicado acima, existem situações difíceis de  prever, como a queda de um raio, por exemplo.  Aparelhos de alta tecnologia, da mesma forma, também podem ser danificados em situações rotineiras. Portanto, o prejuízo pode ser grande.

Picture of Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

raio_icone

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.