...

🚨 5 situações que “nos obrigam a colocar” mais de um dispositivo DR na instalação elétrica

Dispositivo DR

Dispositivo DR na instalação elétrica

É meu querido, no vídeo de hoje iremos mostrar quais são as 5 situações que “nos obrigam a colocar” mais de um dispositivo DR na instalação elétrica, e sim, digo nos obrigam entre aspas, porque o que vou mostrar aqui são as minhas recomendações de engenheiro, projetista, eletricista, ajudante e até mesmo de zé faísca porque não… No começo pra mim também não foi fácil!

Curso de NR10 Engehall

Interruptor Diferencial Residual, o famoso IDR, responsável pela proteção contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto, capaz de identificar pequenas fugas de correntes elétricas, as quais os disjuntores comuns não conseguem identificar e vulgo Arque Inimigo do Zé Faísca, pois se a instalação elétrica foi mal feita, vai dar fuga e o DR vai atuar, ele vai descobrir que ali tem serviço mal feito.

Bom, tá feito uma bela introdução para o dispositivo DR, porém tem umas perguntinhas que não querem se calar: Quando é que preciso colocar mais de um DR na instalação? Quando preciso colocar DR por grupo de circuitos ou por circuito individual, e o que seria isso?

Primeira situação

A primeira situação na minha opinião nos obriga a colocar mais de um DR na instalação elétrica, é naquela instalação que não foi feita por você.
Digamos que um cliente já mora na casa e pede pra você instalar um circuito para um novo chuveiro, ou um novo circuito para as tomadas da cozinha. Neste caso, eu nunca instalo um DR como proteção geral, eu sempre procuro instalar o DR para aqueles circuitos novos que eu estou fazendo.

Desta forma, limitamos a possibilidade de problemas com fuga de corrente em outros pontos da residência, mas ainda garantimos a segurança dos usuários nas áreas molhadas que nós acabamos de energizar com os novos circuitos, beleza?

Segunda situação

Uma segunda situação que nos obriga a colocar mais de um DR na instalação elétrica é meio que bom senso né, instalação do DR em hospitais e clínicas. Você já parou pra pensar no que pode acontecer se tiver um DR como proteção geral em um quadro de hospital e ele atuar?

Desliga a iluminação, desliga os equipamentos, olha o transtorno que isso iria causar no ambiente, neste caso eu recomendo que seja instalado um DR em cada circuito específico, nem por grupo de circuitos acho interessante, esquece o custo da obra, foca na prevenção de transtornos, e isso serve também para muitos ambientes comerciais tá.

Terceira situação

Uma terceira situação que nos obriga a colocar mais de um DR na instalação elétrica, é em residências com mais de um QDC, ou seja, dois ou mais quadros de distribuição de circuitos. Neste caso, para evitar que tenha apenas 1 DR como proteção geral para proteção de todos os QDC´s. Podemos instalar 1 DR como proteção geral em cada QDC.

Ou seja, dependendo da situação a gente pode colocar novamente 1 DR para cada circuito obrigatório. Ou até mesmo agrupar os circuitos no mesmo DR respeitando sua capacidade nominal claro.

Mas neste caso, devemos respeitar o item 6.3.6.3.2 da NBR-5410 que cita que “a corrente diferencial residual nominal de atuação do dispositivo DR a montante deve ser pelo menos três vezes o valor da corrente diferencial residual nominal de atuação do dispositivo DR a jusante”.

Isso vai ser mais raro de acontecer tipo um DR GERAL no quadro protegendo um circuito que tenha outro DR já instalado. Ou tipo um DR protegendo outro DR, mas se acontecer, o DR geral nesse caso precisaria ser de no mínimo 100mA. Desse modo, caso o DR secundário fosse de 30mA, mas repito isso é raro, beleza?

Bom, o que acharam das dicas até agora? Top? Calma que tem mais duas situações ainda por vir! Porém, já vai compartilhando mais essa aula com seus amigos eletricistas e projetistas. Mas bora abrir mais a cabeça da turma aí, se a gente quer melhorar nossa área elétrica, compartilhar conhecimento é um ótimo começo né não?

Quarta situação

A quarta situação que nos obriga a colocar mais de um DR na instalação elétrica é em caso de shopping center. Apesar de cada loja ter o seu próprio QDC, existe o QDC para atender as áreas comuns do shopping. E não seria muito legal se tivesse apenas um DR para atender todo esse ambiente. Já pensou, você e sua família passeando no shopping e de repente fica tudo no escuro?

Enfim, ao projetar quadros deste tamanho, fique atento aos circuitos que exijam proteção obrigatória do DR e limite-se a protegê-los de forma individual novamente. Tá bem?

Conclusão

Agora que você já conhece um pouco mais sobre dispositivo DR, está na hora de ficar por dentro de todos os assuntos mais importantes da Elétrica. Pensando nisso, a Engehall preparou um curso de Eletricista Profissional completo para você.

Clique no botão abaixo e aproveite a oportunidade!

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.