Dispositivo DR DESARMANDO após uma CHUVA: verdade ou MITO?

É normal um dispositivo DR desarmar depois de uma chuva?

Parece óbvia a resposta, não é? Mas essa foi mais uma situação misteriosa que o Charlão, pegou de BO. Cara, a vida de eletricista não está fácil para o Charlão! Ele tem pegando cada pepino esses dias de dar dó.

Dessa vez, uma coisa boba fez esse DR atuar depois de uma chuva. Continue lendo e vamos te mostrar  como descobrir esse defeito.

 

Identificando o B.O

Esse B.O do DR atuar após uma chuva, aconteceu logo na casa do Charlão. No QDC da casa dele, tem um IDR tetrapolar para proteção total do QDC (tomadas, chuveiro e iluminação). Mas tem um detalhe: o sistema de aterramento dele lá é um TT. Foi opção dele fazer separado na época que fez a instalação.

Decidimos mudar esse aterramento para um TN-S.  Quando temos um aterramento do tipo TT, obrigatoriamente todos os circuitos do QDC devem estar sobre a proteção do IDR. Já, se o sistema de aterramento for do tipo TN, você tem a opção de usar o IDR como geral, ou pode colocar apenas para os circuitos mínimos obrigatórios, para áreas externas, úmidas e/ou molhadas.

Nesse caso, usar o aterramento TN se torna mais interessante. Por exemplo, você pode deixar o circuito de iluminação fora do IDR. Assim, em caso de uma fuga de corrente e o seu IDR atue, você, ou seu cliente não vai ficar no escuro. Caso ele não consiga fazer isso, o DR atua e desliga tudo.

Porque o DR desarmou depois de uma chuva

Mas toda vez que chovia lá na casa do Charlão, o circuito que pertence a área de serviço, fazia o IDR dele desarmar.

No começo ele até pensou que fosse alguma luminária tartaruga da área externa. Mas depois de conferir todas, ele percebeu que não eram elas que estavam fazendo o IDR desarmar.

Em um final de semana, ele estava em casa e “armou” aquele toró. E o que foi que ele fez? Resolveu ficar de guarda lá na área de serviço e fiscalizar a chuva!

Dessa forma, ele percebeu que durante a chuva, o vento levava junto partículas de água, que faziam a tomada ficar úmida. Essa umidade, entrando em contato com os bornes da tomada, fazia o IDR desarmar, pois ali dentro da tomada gerava uma pequena fuga.

E não é que o danado conseguiu descobrir o B.O.
Agora imagina o tempo que ele demorou para descobrir isso?

Não é uma situação tão comum de se acontecer. Mas já serve de exemplo pra você que pode pegar um problema similar nas próximas manutenções aí né!

Como ele resolveu o problema?

No caso ele improvisou, retirou uma tampa da embalagem de lenço umedecido e colou com silicone sobre a tampa da tomada, essa dica serve até para proteger as tomadas das crianças curiosas, mas acabou vedando também os bornes.

E a título de curiosidade, no mercado existem as placas herméticas, com proteção IP65 contra entrada de água e poeira, caso você instale tomadas e interruptores em áreas úmidas ou molhadas, fica a dica para usar essa proteção a mais aqui…

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura. 

Escrito por: Eduardo Miranda dos Santos

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down