É normal um dispositivo DR desarmar depois de uma chuva?
Parece óbvia a resposta, não é? Mas essa foi mais uma situação misteriosa que o Charlão, pegou de BO. Cara, a vida de eletricista não está fácil para o Charlão! Ele tem pegando cada pepino esses dias de dar dó.
Dessa vez, uma coisa boba fez esse DR atuar depois de uma chuva. Continue lendo e vamos te mostrar como descobrir esse defeito.
Esse B.O do DR atuar após uma chuva, aconteceu logo na casa do Charlão. No QDC da casa dele, tem um IDR tetrapolar para proteção total do QDC (tomadas, chuveiro e iluminação). Mas tem um detalhe: o sistema de aterramento dele lá é um TT. Foi opção dele fazer separado na época que fez a instalação.
Decidimos mudar esse aterramento para um TN-S. Quando temos um aterramento do tipo TT, obrigatoriamente todos os circuitos do QDC devem estar sobre a proteção do IDR. Já, se o sistema de aterramento for do tipo TN, você tem a opção de usar o IDR como geral, ou pode colocar apenas para os circuitos mínimos obrigatórios, para áreas externas, úmidas e/ou molhadas.
Nesse caso, usar o aterramento TN se torna mais interessante. Por exemplo, você pode deixar o circuito de iluminação fora do IDR. Assim, em caso de uma fuga de corrente e o seu IDR atue, você, ou seu cliente não vai ficar no escuro. Caso ele não consiga fazer isso, o DR atua e desliga tudo.
Mas toda vez que chovia lá na casa do Charlão, o circuito que pertence a área de serviço, fazia o IDR dele desarmar.
No começo ele até pensou que fosse alguma luminária tartaruga da área externa. Mas depois de conferir todas, ele percebeu que não eram elas que estavam fazendo o IDR desarmar.
Em um final de semana, ele estava em casa e “armou” aquele toró. E o que foi que ele fez? Resolveu ficar de guarda lá na área de serviço e fiscalizar a chuva!
Dessa forma, ele percebeu que durante a chuva, o vento levava junto partículas de água, que faziam a tomada ficar úmida. Essa umidade, entrando em contato com os bornes da tomada, fazia o IDR desarmar, pois ali dentro da tomada gerava uma pequena fuga.
E não é que o danado conseguiu descobrir o B.O.
Agora imagina o tempo que ele demorou para descobrir isso?
Não é uma situação tão comum de se acontecer. Mas já serve de exemplo pra você que pode pegar um problema similar nas próximas manutenções aí né!
No caso ele improvisou, retirou uma tampa da embalagem de lenço umedecido e colou com silicone sobre a tampa da tomada, essa dica serve até para proteger as tomadas das crianças curiosas, mas acabou vedando também os bornes.
E a título de curiosidade, no mercado existem as placas herméticas, com proteção IP65 contra entrada de água e poeira, caso você instale tomadas e interruptores em áreas úmidas ou molhadas, fica a dica para usar essa proteção a mais aqui…
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.