Diagrama unifilar, o mais usual em projetos eletricos

Diagrama unifilar projetos elétricos

Utilizar símbolos para representar uma instalação elétrica é o princípio de diagramas.

Existem quatro tipos de diagrama elétricos, FUNCIONAL, MULTIFILAR, UNIFILAR E TRIFILAR!

O diagrama funcional refere-se a parte da instalação elétrica, possui todos os condutores e componentes de um circuito elétrico e permite uma interpretação rápida do funcionamento do equipamento.

Já o diagrama multifilar é representação mais minuciosa da instalação, ele também mostra todos os condutores e componentes com uma margem mais detalhada.

O diagrama unifilar é o mais comum nas obras, pois é desenhando sobre a planta arquitetônica e apresenta os dispositivos e trajeto dos condutores rigidamente em suas posições exatas bidimensionalmente. Diferentemente dos dois outro modelos de diagrama, neste todos os condutores de um mesmo percurso são representados por um único traço (que seria o conduto) através símbolos representativos das fases, neutro, terra, retorno, balanço, etc.

E por último restou o diagrama trifilar, que é muito usado em sistemas de comandos elétricos e equipamentos trifásicos. Ele representa cada uma das três fases de um sistema elétrico e suas respectivas derivações, lembrando muito os detalhes do diagrama multifilar na posição vertical.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down