Curso NR18 - Guia Completo Sobre a Norma

Está procurando um curso NR18 de qualidade? Então veio ao local certo. Aqui você vai aprender tudo sobre a norma, além de ter insights incríveis para te guiar na escolha do produto perfeito. Nos acompanhe e tire qualquer dúvida!

Não é de hoje que o ramo que mais cresce no Brasil, independente de qualquer crise, é o ramo da construção civil. Se você quer morar em algum lugar, a construção civil se faz presente. Quer abrir uma empresa? Então vai precisar de profissionais na área.

Seja onde for, parece praticamente impossível se livrar do problema da falta de condições ideais de trabalho. Afinal de contas nem todos se preocupam de verdade com a própria segurança até que um acidente aconteça. E assim fica muito fácil acontecer algum imprevisto.

Pense bem, grandes empreiteiras gastam somas absurdas de dinheiro para conseguir manter seus funcionários seguros e protegidos. A maioria deles chega a ter quase que uma empresa a parte para fazer toda a previsão de danos e ainda mesmo bolar protocolos de trabalho.

Ainda assim todos os procedimentos operacionais do mundo não são perfeitos por si só. É preciso mais, desde o conhecimento c

orreto das ferramentas de trabalho como também dos equipamentos de segurança que facilitam a implementação.

Hoje gostaria de falar principalmente sobre os pontos chave da sua segurança. E acredite, todos eles podem ser encontrados em um só lugar, na Norma Regulamentadora 18.

Este é um material criado para garantir que as pessoas envolvidas na construção civil tenham segurança e qualidade de trabalho. Sendo que muitas vezes é importante até mesmo notar a aplicação como obrigatória, sendo que muitos procuram um curso NR18 para se manterem atualizadas.

Seja você um profissional liberal, alguém com carteira assinada ou procurando trabalho, este é um bom ponto de partida.

norma regulamentadora nr 18

O que é NR18?

A Norma Regulamentadora 18 é uma soma de regras, procedimentos e indicações que norteiam as boas práticas do ramo da construção civil. Ela possui peso de lei, então deve ser implementada em qualquer empresa com função de ser uma empreiteira ou atuar na área.

Embora seja mais difícil de fiscalizar, os profissionais liberais também devem estar em conformidade com a norma, assim garantindo resultados de qualidade e com velocidade. Afinal de contas não é de hoje que você vai encontrar problemas com a segurança.

Não é porque um profissional trabalha de maneira mais informal que ele precise de menos segurança. Normalmente o que vemos é exatamente o contrário.

Áreas que abrangem a aplicação da NR18

Aqui está uma lista simples com as principais áreas sob a tutela da NR18. Mas lembre-se, não é uma lista exaustiva.

Outro ponto interessante que precisa ser dito é que basicamente todas as NRs presentes no mercado estão em adaptação constante.

Confira os principais de hoje:

Demolição: A demolição é sem dúvida nenhuma uma das áreas mais perigosas de todo o trabalho da construção civil. Embora você possa resolver muitos problemas sem grandes riscos, há serviços em que todo o cuidado é pouco.

Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas: O relevo e a geografia muitas vezes se tornam em desafios reais para uma empreiteira. E assim a melhor saída pode acabar sendo uma escavação ou mesmo criar fundações. Existem até casos mais extremos onde toda a pedra é desfeita.

Instalações Elétricas: A norma NR10 é que vai regulamentar a maioria dos trabalhos com eletricidade. Principalmente aqueles que vão exigir aplicações com alta tensão. Mas vale dizer que como praticamente qualquer construção vai precisar de uma instalação elétrica, é comum que a NR18 legisle sobre o assunto também.

EPIs, EPCs, Máquinas e ferramentas diversas: A segurança precisa andar de mãos dadas com um projeto bem feito. Qualquer curso NR18 vai te apresentar uma série de Equipamentos de Proteção Individual ou Coletiva. E por isso é bom também falar das ferramentas e máquinas em geral. Desde seu uso correto até mesmo situação onde são necessárias.

Andaimes e plataformas: Não é incomum que as construções atinjam alturas impressionantes, e seu acabamento na parte externa pode ser um grande desafio. Entretanto muitos locais acabam improvisando andaimes que mais são um desrespeito para a segurança do trabalhador.

O que é uma empresa de construção?

Segundo a norma não basta apenas que a empresa se adeque a uma dessas áreas. Existe também 5 atividades principais que irão caracterizar uma empresa de construção.

Aqui estão elas:

Demolição: Toda empresa que oferece serviços de demolição, seja esta uma atividade secundária ou principal, na verdade é uma empresa do ramo da construção civil também. É necessário um curso de NR18 para seus funcionários.

Reparo: Obras de reparo também são bastante comuns, principalmente em cidades grandes, onde alguns prédios ou casas podem ter uma idade histórica. Seja qual for a atuação dentro da casa, o serviço também é considerado da construção civil.

Pintura: Claro, estamos falando aqui de pinturas domésticas, no caso de paredes, cercas ou algo semelhante. Embora seja normal encontrar profissionais autônomos, a verdade é que a norma foca em empresas que proveem o pacote completo de serviços, entre ele a pintura.

Limpeza: Os serviços de limpeza não são os gerais, mas a de remoção de entulho ou mesmo de capinar o lote. Seja como for, se uma empresa presta este tipo de serviço, ela está enquadrada como uma empresa de construção civil.

Manutenção: Manutenção é diferente de reparos, pois ela previne algo que ainda não aconteceu. Seu objetivo é manter o prédio, casa, pavimento, urbanização, paisagismo, ou o que for, dentro dos padrões corretos de qualidade.

Assim é possível tirar o melhor proveito para que o barato realmente não saia caro.

nr18

Objetivos da Norma Regulamentadora 18

Quando esta norma foi criada haviam objetivos claros na mente dos legisladores. Exatamente por isso vários profissionais foram consultados e o resultado final é a soma de muito trabalho e estudo na área.

É quase espantoso ver o nível de detalhamento que você pode encontrar em uma norma tão simples. Mas é de fato crucial que seja deste modo para se garantir resultados de qualidade para a pessoa.

Todos os principais objetivos da norma em si procuram na verdade atingir um segundo objetivo de segurança. Vamos conferir?

1 - Controle de acesso

É comum que existam vários riscos inerentes ao canteiro de obras. Se você fizer um curso NR18 vai perceber que tudo passa por situações inesperadas. Pode ser algum tijolo que cai, ou mesmo alguma máquina que perde o controle.

Até mesmo quedas e choques elétricos podem ser adicionados à conta. Por isso não é possível que uma pessoa simplesmente entre onde quiser na hora que bem entender. Afinal de contas é necessária a preparação e uso de vários equipamentos de proteção.

Uma obra precisa ter um local onde se certifique que as pessoas dentro dela estão completamente protegidas, sem margem para desculpas. Isto sem contar o trabalho de vigilância constante para garantir que todos continuem seguros.

Infelizmente o descumprimento da norma neste quesito (e os outros apresentados) vão passar por sanções. Estas sanções podem ir desde avisos formais até uma multa mais grave.

2 - Cuidados para os procedimentos

É importante notar que alguns canteiros de obras e demolição receberão atividades mais delicadas. E se você não quer acabar em uma situação ruim, com certeza tem que pensar alguns passos à frente.

Por exemplo, é comum que qualquer construção tenha ligações com algumas redes de distribuição, como energia elétrica, água e tudo o mais.

Agora, imagine demolir um prédio sem devidamente desligara as conexões dele. Indo para o lado mais simples, é possível que a água que não for desligada acabe gerando uma inundação onde seja difícil retirar os escombros.

Além disso podemos analisar o grande desperdício e outras formas complicadas de se resolver este problema. Você pode até mesmo criar uma queda de pressão que atrapalhe o abastecimento de outras casas.

No caso de uma conexão de gases inflamáveis acredito que não preciso nem ao menos me estender, já que parece óbvio o estrago. E a ligação elétrica pode causar grandes perigos.

Por isso, antes de iniciar uma demolição é necessário ter certeza que se desligou qualquer ligação de:

  • Eletricidade;
  • Fornecimento de água;
  • Lixo ou qualquer substância tóxica;
  • Inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos;
  • Canalizações de esgoto.

3 - Infraestrutura de um canteiro de obras

Não é de hoje que algumas obras simplesmente são grandes demais para se fazer em alguns meses. Seja por questão de orçamento ou algo mais, a verdade é que existem empreendimentos que demoram anos para serem concluídos.

E claro, isto irá envolver um número grande de trabalhadores, que muitas vezes podem ser revesados em suas funções. Existem até mesmo locais no mundo onde a obra trabalha de maneira incessante, até ser concluída.

Para que todos os envolvidos estejam bem, com saúde e produtivos, é necessário que exista uma espécie de estrutura de apoio ao trabalho. Esta estrutura pode ser feita através de pequenas edificações, que possuem um caráter provisório, mas que precisam respeitar as normas.

Como por exemplo um alojamento, se a obra for muito distante do local, ou mesmo se alguns dos trabalhadores precisar ficar de plantão. É necessário que haja um local decente para a pessoa poder descansar de maneira eficaz e segura.

Por outro lado um ambulatório é exigido e casos de obras com 50 ou mais trabalhadores. Isto porque pequenos tratamentos podem ser oferecidos de maneira rápida, e você também vai salvar vidas em várias ocasiões.

Outros locais que podem ser exigidos são:

  • Refeitório;
  • Área de lazer;
  • Lavanderia;
  • Vestiário;
  • Banheiros;
  • Cozinha...

Tudo é feito de acordo com a necessidade dos colaboradores, quanto maior o seu número, maiores serão os resultados.

o que é NR18

4 - Estabelecer comunicação transparente com os órgãos públicos

Basicamente qualquer obra precisará ser informada com o órgão público responsável. Você poderá contar com 10, 20 ou até mesmo 400 funcionários, mas é necessária uma comunicação prévia com a Delegacia Regional do Trabalho.

Esta comunicação tem como objetivo trazer uma especulação do que será realizado lá, e por quantas pessoas. Isto facilitará possíveis avaliações e inspeções de segurança para se garantir a qualidade do trabalho e da ordem no local.

É importante que seja informado o seguinte conjunto de informações:

  • Endereço completo;
  • Tipo de pessoa (Física, Jurídica ou CGC) do contratante;
  • Modelo da obra a ser feita (construção, demolição ou reparo);
  • Datas previstas para início e fim da obra;
  • Número máximo de trabalhadores previstos na obra.

É interessante notar que alguns destes itens podem variar durante a execução do serviço. Como por exemplo é o caso da data e do número de trabalhadores.

Primeiramente é importante notar que a maioria das obras costuma se demorar um pouco mais do que o planejado. O raro mesmo é a questão da entrega adiantada.

A duração da obra precisa ser informada porque o barulho excessivo e talvez até algum bloqueio de rua podem acontecer. Avisar este tipo de informação é crucial para que possam ser tomadas medidas para prevenir problemas maiores.

Lembrando que embora estas informações sejam especulativas é perigoso utilizar dados falsos. Tanto porque sua obra pode ser embargada como sofrer novas multas.

5 - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil

Este é um nome bastante cumprido para um documento, entretanto é extremamente importante para a conclusão da obra. Através dele os órgãos públicos podem fiscalizar melhor obras com 20 ou mais funcionários.

Através dele é preciso dispor tudo sobre o exigido na NR9, ou seja, é importante notar que seja em um curso NR18 ou em qualquer outro, a verdade é que você irá precisar dialogar entre algumas normas regulamentadores de outras áreas.

O PCMAT, que é o nome abreviado deste material, também precisa ficar disponível diretamente no local da obra. Isto facilita todo o processo de fiscalização.

Seu desenvolvimento precisa ser feito exatamente por alguém versado na área. E não pode ser executado por outro e simplesmente assinado por alguém gabaritado.

O empregador é o responsável por implementar tudo conforme o PCMAT, por isso é importante fazer com que ele seja amigável com as condições básicas para aprovação e a empreitada.

6 - Documentos auxiliares ao PCMAT

Existem outros documentos que precisam ser entregues juntos ao PCMAT para que ele seja considerado válido. E aqui vai uma lista dos principais:

Memorial: Este deve ser um documento que lista todas as condições de trabalho e meio ambiente no local de trabalho e atividades. É necessário listar todos os riscos, desde doenças até acidentes. E claro, também precisa ter ações preventivas.

Projeto de execução: Onde devem listar todas as ações e equipamentos protetivos em qualquer uma das etapas de execução da obra.

Especificações técnicas: Relacionadas aos equipamentos de proteção individual e também coletiva.

Cronograma de implantação: neste caso um cronograma focado nas medidas de proteção.

Layout: Tanto o inicial do canteiro de obras, quanto suas posteriores atualizações.

Programa educativo: Um programa de conscientização de doença e acidentes, principalmente levando em conta a aplicação de algum curso NR18, que é crucial para a lei.

7 - Necessário sempre andar em tutela da lei

Ou seja, mesmo que o empregador esteja trabalhando com todos os requisitos necessários segundo a NR18, é possível encontrar alguns problemas para que sua obra esteja funcionando de maneira perfeita.

Isto porque existem outras leis e regras (de âmbito federal, estadual e municipal) que transformam a situação em algo realmente mais delicado. Estar em conformidade com a NR18 não te exclui da responsabilidade legal com outras normas.


Importância do curso NR18

O curso NR18 é essencial para que a empreitada corra bem. Afinal de contas uma equipe de segurança de trabalho não pode ficar o dia inteiro correndo atrás de cada trabalhador para garantir que as medidas estejam sendo cumpridas.

Este curso é incrivelmente importante porque ajuda a pessoa a finalmente conseguir resultados sólidos através da conscientização dos riscos. Como o ramo da construção civil vai passar por muitas pessoas que são autônomas, é normal que se encontre aqueles que são mais autossuficientes.

Estes são os que mais correm riscos, pois ignoram muitos preceitos simplesmente por não sentirem que é necessário. Então o melhor a se fazer é trazer informação de qualidade.

Um curso NR18 bem montado também facilita a compreensão das responsabilidades individuais e coletivas, diminuindo riscos para o trabalhador. Seja ele um autônomo ou então alguém que trabalhe com carteira assinada, é crucial que a pessoa tenha conhecimentos básicos sobre o que está fazendo.

E claro, existe também um aspecto especial da questão de empregabilidade. O curso NR18 precisa ser oferecido pela empresa contratante, mas se o funcionário já possui a qualificação necessária, é mais tentador escolher este funcionário para se contratar.

Isto porque ele não perderá tempo em treinamento de segurança.

Onde encontrar o melhor curso NR18?

Para encontrar um curso de perfeita qualidade é importante ficar ligado nas novidades da Engehall. Esta é uma empresa sólida no mercado, que garante que você tenha resultados incríveis.

O curso ainda está em preparação, mas assim que sair vai ser o grande diferencial para a maioria dos profissionais da área.

Se o seu setor é o da eletricidade, vale a pena conferir o curso de NR10 que eles já têm à disposição. É extremamente completo e possui uma estrutura incrível de execução.

norma nr18

norma nr18

Conclusão

Não é de hoje que o ramo da construção civil tem se aprimorado. E por isso é importante lembrar que a segurança não pode ficar para trás.

Se você quer se manter um profissional relevante no mercado, além de ter maiores garantias de segurança. É importante que você esteja disposto a seguir o combinado, pois ainda assim alguns problemas podem aparecer.

Esta não é uma fórmula mágica para a proteção completa do indivíduo, mas sem dúvida é um dos caminhos mais tranquilos para o sucesso.

Por hoje é isso, espero que este guia tenha sido útil para você. Se houverem outras perguntas estou à disposição nos comentários para responder, ou mesmo na nossa página de contatos, ok?

Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram