CURSO NR10 ONLINE PERSONALIZADO PARA SUA EMPRESA

A personalização atende a exigência da Nota Técnica nº 54/2018

Posso fazer curso de NR10 Genérico e Online?

O que diz a nota técnica nº 54/2018 – emitida em março de 2018, pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho (MTB), tratar da regulamentação dos cursos EAD para os treinamentos de segurança do trabalho.
É importante destacar que a capacitação pela modalidade EAD não pode ser puramente genérica ou protocolar, devendo o empregador observar a sua correspondência com a realidade do estabelecimento, pois, afinal, ainda lhe cabe garantir a efetiva implementação da capacitação.

Nesse sentido, conjugando-se o disposto na legislação do sistema oficial de ensino no que tange ao EaD e o que estabelece a legislação trabalhista no tocante à capacitação de trabalhadores, em especial a Portaria MTb n. °872/2017, torna-se viável a adoção da modalidade de ensino a distância (EaD) e semipresencial na capacitação em SST, desde que sejam observadas regras e parâmetros específicos, a fim de que a capacitação seja implementada de forma eficaz para a realidade de cada empresa (Treinamento Personalização) e atendendo o que preconiza cada Norma Regulamentadora.

 

Personalizações de Cursos NR10 que a Engehall já realizou

curso-nr10-predial
telecomunicacao-nr10
refrigeracao-nr10
construcao-civil-nr10
maquinas-equipamentos-nr10-2
outras-areas-nr10

Como se adequar e fazer um curso de NR10 100% seguro e que atenda as exigências da nota técnica?

Para atender a esse requisito e ainda ter um treinamento muito mais eficiente onde os profissionais conseguem ter a absorção do conteúdo 40% maior, a Engehall personaliza o treinamento de NR10 de acordo com a necessidade e a realidade da sua empresa. Nesse sentido, a Engehall torna o treinamento NR10 específico para cada atividade. Para realizar esse processo, a Engehall, com auxílio da empresa, mapeia os riscos da atividade, transforma tais riscos em conteúdo didático e os insere dentro do treinamento.

Treinamento Prático (conforme solicitado na nota técnica)

Para que o treinamento prático seja realizado nas dependências da empresa ( in loco), a empresa contratante deverá disponibilizar um profissional seu, que será treinado pela Engehall. Após esse treinamento, esse profissional ficará totalmente habilitado para esse fim, e conseguirá aplicar o treinamento prático, para uma turma, em aproximadamente 1 horas e trinta minutos. Em resumo, a empresa contratante passará a ter um profissional seu, habilitado para aplicar o treinamento dentro da própria empresa. O conteúdo prático a ser aplicado é o de RCP (Reanimação Cardiopulmonar) e a utilização de extintores, demais itens que compõem o treinamento estarão nas vídeo aulas dentro da plataforma da Engehall.

Quanto custa a personalização?

A Engehall está fazendo uma promoção por tempo limitado. A partir de 5 profissionais NÃO está cobrando o valor da personalização que é R$ 4.000,00 (quatro mil reais). ISSO MESMO CUSTO ZERO!

Conclusão

Os cursos poderão ser na modalidade online (EAD), porém devem ser personalizados de acordo com as atividades dos profissionais.

Ficou com dúvida?

Entre em contato pelo telefone: 0800 033 7573
Email: [email protected]

(VALIDADE DE TODOS OS CURSOS NR10 – 2 ANOS)

Mais de 1.300 Empresas Atendidas em Todo Brasil

Abril
Infraero
heineken
Cemig
g4s

MAIS DE 65 MIL PROFISSIONAIS TREINADOS

Flávio, Parnamirim - RN
Pedro, Pontal do Paraná - PR
Rodrigo, Suzano - SP
Raimundo, Presidente Figueiredo - AM
Emanuel, Faxinal dos Guedes - SC
Veja mais depoimentos

TREINAMENTO NR 10 PRESENCIAL


A Engehall atua em todo Brasil.

Os instrutores dos nossos cursos são capacitados e habilitados para ministrar o Treinamento NR 10 Presencial Básico e complementar SEP, completo para sua empresa.

Últimas cidades atendidas para Cursos online:

 Curso de NR10 em BH, SP, RJ,  Salvador, Fortaleza, Recife,  Brasilia, Contagem,  Curitiba, Juiz de Fora, Florianópolis, Goiania, Guarulhos, Hortolandia, Ipatinga, Indaiatuba, Joinville, Jundiaí, São Jose dos Campos, Londrina, Limeira, Lavras,  Manaus, Maringá, Maceió, Niterói,  Porto Alegre, Uberlândia, Uberaba, Vitória, Cuiabá.

Veja o modelo do certificado de conclusão

Central de Atendimento: 
0800 033 7573

LEGENDA: (CLIQUE NOS LINKS ABAIXO)

O que é a norma NR10?Qual a validade?Conteúdo Programático NR 10Qual a carga horária dos Cursos?Importância do treinamento NR 10Quais os riscos dos trabalhos com Eletricidade?Causas de falta de segurança em trabalhos com eletricidade.Qualificação ProfissionalNormas da ABNT complementares a NR 10Responsabilidades Norma NR 10Trabalhar com segurançaLinks úteis
NR 10 é uma norma do MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social), o principal objetivo é evitar acidentes, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam com a eletricidade ou próximos a ela. Todas as informações necessárias para trabalhar com segurança em locais que possuem eletricidade, são abordados na NR 10.

Publicações da NR 10 MTE
Portaria MTB nº 3214 – 08 de junho de 1978
Portaria SSMT nº 12 – 06 junho de 1983
Portaria MTE nº 598 – 07 de dezembro de 2004
Última atualização MTPS nº508 – 29 de abril de 2016

Qual a validade?

O curso NR-10 tem a validade de 2 anos e deverá ser renovada após este período.

Conteúdo Programático NR 10

Introdução em Segurança com Eletricidade;
Riscos em Instalações e Serviços com Eletricidade;
Técnicas de Análise de Risco;
Medidas de Controle do Risco Elétrico;
Normas Técnicas Brasileiras – Nbr da Abnt: Nbr-5410, Nbr 14039 e Outras;
Regulamentações do MTE;
Equipamentos de Proteção Coletiva;
Equipamentos de Proteção Individual;
Rotinas de Trabalho – Procedimentos;
Documentação das Instalações Elétricas;
Riscos Adicionais;
Proteção e Combate a Incêndios;
Acidentes de Origem Elétrica;
Primeiros Socorros;
Responsabilidades.

Clique aqui e Saiba Mais

Trabalhar com segurança

Utilize os EPIs adequados de acordo com a atividade:

- Protetores auriculares, capacetes, roupas e calçados adequados e óculos de segurança. 

- Sempre verifique a validade dos EPIs;

- Avalie e escolha as ferramentas corretas para cada tipo de serviço: não improvise utilizando ferramentas para finalidades diferentes;

-Priorize a qualidade do projeto: os profissionais devem indicar condições que serão executadas e utilizadas as instalações elétricas;

 Atenção: ao utilizar os procedimentos de desenergização os profissionais devem ter a principal foco em garantir sua segurança;

- Investimento em capacitação: fique atualizado às exigências da norma NR10 e as demais normas que tratam da segurança do trabalho.

- A Engehall disponibiliza para os clientes cursos de NR10 personalizados nas áreas de construção civil, telecomunicações, automação, refrigeração e máquinas e equipamentos.

Qual a carga horária dos Cursos?

Mínimo de 40 horas para os cursos Básico e complementar SEP. Reciclagem O curso de Reciclagem é de acordo com as atividades de cada profissional e varia de empresa para empresa.

O que é NR10 SEP?
O curso de NR10 SEP (Sistema Elétrico de Potência) é destinado para profissionais da área elétrica que trabalham indiretamente ou diretamente com alta tensão, acima de 1000v. 

Esse curso tem a validade de 2 anos sendo necessário o profissional realizar o Curso NR10 SEP Reciclagem após esse período.

Importância do treinamento NR 10

Acidentes são cada vez mais comuns, diferentemente de como as pessoas pensam, eles ocorrem tanto em alta tensão como em baixa. O foco principal não é somente um certificado de conclusão é a segurança dos trabalhadores e de pessoas que trabalham próximo a locais energizados.

Isso nem sempre é fácil, muitos não sabem quais as providências a serem tomadas.

Mas fique tranquilo, neste texto a Engehall vai falar sobre a forma mais adequada de trabalhar com segurança.

Em nosso ambiente virtual, vamos mostrar de forma clara e objetiva as normas que regulamentam o trabalho do eletricista.

Quais os riscos dos trabalhos com Eletricidade?

O choque elétrico está no topo desta lista, uma avaliação foi realizada pela Abracopel, em 2013 a 2017 morreram 6.215 pessoas em todo Brasil, esses dados foram os catalogados, acredita-se em um número bem maior.

Muitas pessoas que atuam com a eletricidade, e até mesmo que não atuam, já receberam a descarga elétrica de um choque pelo menos uma vez em instalação elétrica, seja por mau funcionamento de equipamentos ou por imprudência.

Vamos mostrar agora outros riscos que merecem todo o nosso cuidado.

Choque elétrico

O nosso corpo quando entra em contato com a corrente elétrica, conduz eletricidade, a mesma procura o caminho mais fácil que é a terra.

As consequências deste contato, dependem da intensidade, composição do corpo do indivíduo e também do tempo de exposição à corrente elétrica.

Pode ocorrer queimaduras leves, graves, paradas cardíacas e até morte do indivíduo. Veja também: os efeitos do choque elétrico

Arcos elétricos

O arco voltaico é a transmissão de corrente por um meio a princípio isolante, como o ar por exemplo.

Na maioria das vezes ocorre, devido à conexão e desconexão de dispositivos elétricos.

A temperatura do arco elétrico pode chegar até a 20.000 °C.

O arco elétrico provoca queimaduras de segundo, terceiro grau e pode levar a morte, por este motivo merece atenção especial.

Queimaduras

Como mostramos no texto acima, os arcos elétricos e o contato com a corrente elétrica podem provocar queimaduras graves ao corpo humano decorrentes da falta da segurança em eletricidade.

Queimaduras causadas por eletricidade são mais graves do que as causadas pelo fogo.

Você sabe o motivo?

A lesão externa não mostra a gravidade da lesão interna.

As queimaduras resultantes do contato com a corrente elétrica, é normalmente maior do que uma lesão provocada pelo fogo.

O tratamento inadequado pode piorar a situação da vítima que sofreu o acidente, por este motivo é necessário que seja feito uma avaliação afim de verificar o estado do acidentado.

Crenças populares recomendam vários produtos para o tratamento de queimaduras, como clara de ovo, creme dental entre outros.

Fique atento em caso de acidentes elétricos acione imediatamente os serviços de emergência.

Riscos Adicionais

A empresa que não se adequa a NR10 está sujeito a outros riscos.

O trabalho envolvendo a energia elétrica em altura que é tratada na NR10 e também na norma NR35 é mais um dos riscos que podem levar a quedas e conseqüências graves para os trabalhadores.

Alguns trabalhadores ficam expostos a campos eletromagnéticos, em áreas de risco de explosões, espaços confinados dentre outros.

Um risco desconsiderado por muitos é o de ataques de insetos.

Postes e locais podem abrigar abelhas ou marimbondos, por exemplo.

Causas de falta de segurança em trabalhos com eletricidade.

A principal causa de acidente de trabalho com eletricidade está relacionada a falta de observação e procedimentos recomendados na norma NR10.

Assuntos importantes sobre o Curso de NR10

Uso de equipamentos de proteção coletiva (EPC) e individual (EPI);
Uso de equipamentos ou ferramentas danificadas;
Realização de tarefas em redes energizadas
Um item importantíssimo tratado na norma NR 10 são as medidas de controle para trabalhar com segurança.

As principais medidas são:

  • Medidas de proteção coletiva;
  • Medidas de proteção individual;
  • Procedimentos de trabalho;
  • É preciso ficar atento as medidas complementares.

Os procedimento de segurança em eletricidade devem ser tomadas em conjunto.

A norma NR 10 exige certificações e documentações que comprovem o desempenho das medidas e dispositivos de segurança.

As medidas de segurança devem ser adotadas em projetos, construção, operação, montagem e manutenção.

Devem ser estabelecidas também diretrizes para trabalhos dentro das instalações energizadas e desenergizadas.

Qualificação Profissional

A NR 10 trata também da habilitação necessária para garantir a segurança em trabalhos realizados em redes elétricas.

São três tipos de profissionais aptos a trabalhar em instalações elétricas:

  • Profissional qualificado: Deve comprovar a conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino;
  • Profissional habilitado: Trabalhadores qualificados e com registro em conselhos de classes;
  • Profissional capacitado: Deve receber capacitação sob orientação e responsabilidade de profissionais habilitados e autorizados, além de trabalhar sob a responsabilidade de profissionais habilitados e autorizados.

Normas da ABNT complementares a NR 10

  • NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão;
  • NBR 13570 – Instalações elétricas em locais de afluência de público;
  • NBR 14639 – Posto de serviço – instalações elétricas;
  • NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV;
  • NBR 5418 – Instalações elétricas em atmosferas explosivas;
  • NBR 13534 – Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde.

Responsabilidades Norma NR 10

Para trabalhar com segurança e para facilitar o funcionamento a norma NR10 determina as seguintes responsabilidades:

Cabe à empresa:

  • Informar sobre os riscos que trabalhador está exposto;
  • Em casos de acidentes de trabalho com eletricidade, propor e adotar medidas corretivas e preventivas;
  • A empresa deve Promover ações para controle dos riscos nas instalações elétricas;

Oferecer, quando cabível, denúncia aos órgãos competentes.

Cabe ao trabalhador:

  • Trabalhar com atenção seguindo os procedimentos para garantir a sua segurança e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões;
  • Zelar/cuidar dos equipamentos de proteção.

Responsabilizando juntamente com a empresa pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares, deve atentar também aos procedimentos internos de segurança e saúde;

Deve comunicar imediatamente ao responsável pela execução do serviço as ocorrências que entender que são de risco para sua saúde e segurança e a de terceiros.

Trabalhar com segurança

Utilize os EPIs adequados de acordo com a atividade:

  • Protetores auriculares, capacetes, roupas e calçados adequados e óculos de segurança. Sempre verifique a validade dos EPIs;
  • Avalie e escolha as ferramentas corretas para cada tipo de serviço: não improvise utilizando ferramentas para finalidades diferentes;
  • Priorize a qualidade do projeto: os profissionais devem indicar condições que serão executadas e utilizadas as instalações elétricas
  • Atenção: ao utilizar os procedimentos de desenergização os profissionais devem ter a principal foco em garantir sua segurança;
  • Investimento em capacitação: fique atualizado às exigências da norma NR10 e as demais normas que tratam da segurança do trabalho.

A Engehall disponibiliza para os clientes cursos de NR10 personalizados nas áreas de construção civil, telecomunicações, automação, refrigeração e máquinas e equipamentos.

EPI NR10 veja mais sobre esse assunto acessando esse link : EPI

Check list NR10

Em nosso ambiente virtual você vai ver que o Check List é importante para identificação e controle dos riscos dos locais. Com o Check List a identificação dos riscos fica muito mais fácil e eficiente.

Sistema de Aterramento

A Engehall além de tratar de assuntos como equipamentos de proteção para a segurança dos profissionais, aborda também vários assuntos clique aqui e veja: Aterramento

Curso de Eletricista Gratuito da Engehall

Cadastre-se no curso de eletricista grátis da engehall. Acompanhe também o nosso blog.

Somos associados a ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Baixar norma nr10 PDF

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram