Curso NR 35 - Guia Completo Sobre a Norma

Descubra aqui um Curso NR 35 totalmente completo. Aprenda tudo sobre a norma e garanta destaque em sua carreira! 

Não é de hoje que o número de acidentes do trabalho tem crescido. Afinal de contas estamos constantemente enfrentando situações adversas em ambientes desafiadores.

Sem profissionais dispostos a trabalhar em funções um pouco diferentes do habitual, provavelmente não teríamos alcançado tantos progressos.

Primeiramente, podemos lembrar dos que se arriscavam nas grandes navegações, atravessando o mundo. Uma profissão arriscada que durava anos, mas que trouxe acesso a novos bens.

Hoje podemos destacar alguns trabalhos na área da construção civil e eletricidade. Apesar dos riscos, são eles que conseguem  proporcionar edificações incríveis, além do ótimo aproveitamento do espaço.

Pense nas instalações que nos entregam a energia. Desde o trabalho nas usinas até mesmo a instalação doméstica, tudo gera uma infinidade de acidentes.

Quem realmente entende a gravidade dos riscos, compreende que é necessário tomar alguns cuidados. E foi assim que os equipamentos de proteção e os protocolos de segurança foram criados. Ao se mostrarem eficazes, se tornaram normas reguladoras.

Um dos riscos mais comuns na construção civil são os trabalhos em grandes altitudes. Eles são acompanhados por grandes riscos. Pois, uma queda acima de 2 metros já pode significar um dano letal.

A NR 35 é uma das normas que alcança este tipo de trabalho. O treinamento do curso  NR 35 te mais apto para trabalhar com segurança e conforto.

Então, hoje gostaria de esmiuçar e trazer vários detalhes importantes da norma. Vamos conferir?

norma nr 35

O que é NR 35?

Também chamada de Norma Reguladora 35, este é um dispositivo legal que fala sobre as práticas de segurança oficiais que regem trabalhos feitos em altura. O trabalho se restringe a alturas de no mínimo de 2 metros.

Você sabia que a maioria dos acidentes fatais na construção civil são por quedas de grandes alturas ?

Quais são as principais obrigações da NR 35?

A Norma Reguladora 35 possui várias obrigações para a empresa e para o empregado.  Elas são de extrema importância para quem deseja entregar um serviço de qualidade e seguro.

Então vamos conferir as principais delas:

Obrigações do Empregador

Treinamento: O treinamento e capacitação dos funcionários/colaboradores de uma empresa é de responsabilidade da própria empresa. Embora ela possa priorizar a contratação de pessoas já capacitadas , é importante que ela mantenha todos os profissionais atualizados nos conhecimentos necessários.

EPIs: Os Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são cruciais para a proteção e segurança do colaborador. A empresa é responsável por providenciar para seus funcionários todos os equipamentos sem nenhum tipo custo.

Equipe de emergência: A empresa precisa prover uma equipe para atender situações de emergência. Assim, é comum que a maioria dos cursos e treinamentos da área também incluam noções de primeiros socorros. Com isso ela garante uma resposta imediata aos acidentes.

Desenvolvimento de planejamento: Um planejamento completo feito para organização e execução das atividades é crucial. O planejamento orienta a realização de tarefas de forma mais segura e mostra como resolver problemas.

Obrigações do Empregado

Fazer sua parte de maneira segura: Se você possui uma capacitação de NR 35 é sua responsabilidade agir de acordo com o que aprendeu. Fazer as coisas de qualquer jeito e ignorar avisos importantes pode gerar problemas irremediáveis.

Colaborar com o empregador: É necessário que o funcionário ajude o empregador a garantir o bom funcionamento de todas as normas. Desse forma, mesmo que aja descuidos por parte da administração, o funcionário pode estar atento e colaborar.

Executar o direito de recusa: O trabalhador pode se recusar a fazer o trabalho, caso veja a possibilidade de riscos graves e iminentes. Sua tarefa é ir diretamente ao superior para comunicar o fato.

Ter zelo na profissão:  Procurar não deixar brechas ou omissões no trabalho, preservando a sua saúde e segurança, assim como de terceiros.


Fazer o curso NR 35 é a melhor forma de se capacitar na Norma  Regulamentadora 35.

nr35

O que um curso NR 35 deve conter?

Não é qualquer curso que serve, é preciso que você tenha certeza que alguns fatores sejam levantados para o bom entendimento do aluno e sua subsequente capacitação. Uma estrutura mínima do conteúdo é:

  1. O curso precisa falar sobre normas e regulamentos que sejam utilizadas no trabalho em altura;
  2. Verificar toda a análise de risco e condições que podem impedir o funcionário de trabalhar;
  3. Todos os riscos possíveis que vêm de um trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;
  4. Falar sobre qualquer equipamento, procedimento ou sistema com o foco na proteção coletiva;
  5. EPIs necessários para trabalhos em alturas, assim como sua inspeção, seleção conservação e limitação de uso;
  6. Mostrar possíveis acidentes de um trabalhos em altura;
  7. Como manter uma conduta em situações de emergência, ensinando também sobre resgate e primeiros socorros de maneira muito técnica e precisa.

Estes são alguns dos assuntos básicos que precisam ser levantados. Mas é importante notar que muitas vezes outras normas reguladoras são envolvidas com o trabalho em si.

Um exemplo clássico é para quem trabalha na área da elétrica, pois precisará da ajuda da própria NR10. Assim como muitos terão que conviver com ambientes de alta potência mesmo sem serem eletricistas.

Então ao encontrar um curso NR 35 é possível cruzar com um que seja misto com outras normas, e não há nada de errado nisso.

Por que fazer um curso NR 35?

Existem vários motivos pelos quais você deveria fazer um curso deste. Ainda mesmo que você seja somente um profissional autônomo ou então alguém que busque realocação no mercado.

Entenda, diretamente existem alguns problemas que você vai enfrentar ao tentar crescer em uma profissão. Muitas vezes sua empresa precisa de alguém para substituir uma vaga urgente, mas não encontram alguém na empresa qualificado.

Se você mostra interesse em crescer nas suas capacitações é possível que você seja a primeira opção que venha na mente deles.

Em segundo lugar é importante dizer que estas são normas criadas através de pesquisa e muitos desafios de desenvolvimento envolvendo especialistas.

Assim qualquer um que as entender e dominar estará agindo de maneira mais segura. Por isso é uma opção válida mesmo para pessoas que não buscam trabalhar com carteira assinada. A segurança é sem dúvida um benefício enorme.

E claro, para quem quer um novo emprego, muitas vezes é interessante mostrar que você já tem capacitações, como um curso NR 35. Assim eles não precisarão investir mais dinheiro em sua contratação do que o necessário.

nr 35

Qual o melhor Curso NR 35 do mercado?

Então, esta é uma pergunta razoável, afinal de contas você precisa estar preocupado com o excesso de "promoções" e "materiais incríveis" que você vai encontrar por aí.

Isto porque a internet, embora tenha possibilitado a informação descentralizada, o que é ótimo, também trouxe alguns desafios. Entre eles estão o verdadeiro dilúvio de opções quando se trata de algum curso.

Entretanto é fácil dizer que a maioria das empresas físicas do ramo também podem ter problemas sérios em entregar algo de qualidade. Muitos fazem algo acessível sem qualquer compromisso com o conteúdo, esperando só captar a maior quantidade de dinheiro possível.

Por isso é sempre bom desconfiar. Aqui vão algumas dicas de que você está no caminho certo para encontrar um curso de qualidade:

1 - Encontre uma empresa de Curso NR 35 certificada

Não há nada mais seguro para seu currículo do que encontrar uma empresa certificada na emissão do curso. Acredite você ou não, mas muitas pessoas estão ignoram qualquer responsabilidade legal e criam cursos por conta própria.

Ainda que o conteúdo esteja completo e correto, isto não significa que você conseguirá um certificado também.

Quem entrega o curso precisa ter formação na área, além de ser reconhecido e totalmente certificado. Não é qualquer um que te faz alguma promessa por aí.

Outra vantagem de encontrar uma empresa é ter uma equipe toda trabalhando em função do treinamento. A facilidade em dar suporte e corrigir inconsistências é maior.

A empresa em si é mais capacitada e busca estar em uma posição de concorrente no mercado. Por isso não tem intenção de subir seus preços discriminadamente.

2 - Verifique se o instrutor é capacitado

Existe uma diferença em ter certificação que te habilita a dar o curso, e realmente ser capaz de transmitir o conhecimento de forma didática.

Por isso, ao escolher um curso é importante ter algum acesso prévio, mesmo que só em partes do conteúdo. Dessa forma, você pode observar se o instrutor tem capacidade de ensinar de uma forma compreensível à você.

A didática é realmente um fator importante para aqueles que querem assimilar o conteúdo. Dessa forma, a prática terá mais qualidade, melhorando suas condições de segurança.

Por outro lado também temos a necessidade de um instrutor que consiga tirar dúvidas e mostrar que sabe resolver qualquer situação que for apresentada.

3 - Verifique quantos alunos já se graduaram neste curso

O número de alunos que concluíram um curso é um dado muito interessante. Com ele você pode ter um panorama  sobre a qualidade geral dele.

Afinal de contas se um curso já possui mais de mil pessoas graduadas realmente vai ser difícil esconder uma qualidade ruim.

O marketing boca a boca é poderoso, e sites de avaliação na internet começarão a te mostrar se as coisas realmente são o que dizem.

Por isso procure por um curso que já tenha um número consolidado no mercado de pessoas graduadas.

4 - Verifique o tempo em que o curso estará disponível

Muitos dos cursos de NR 35 serão entregues na modalidade online, enquanto outros só estarão disponíveis presencialmente.

Entretanto é importante dizer que ambas as escolhas deveriam permitir um acesso que seja até mesmo vitalício para o aluno. Afinal de contas esta é uma opção mais do necessária para alguém que pagou por um conteúdo.

Por mais que a pessoa tenha sido aprovada, não significa que ela não irá se esquecer de algo. Então ter acesso no futuro é quase essencial.


Levando em conta essas informações cruciais sobre a boa qualidade de um curso NR 35 já dá para se ter alguma ideia do que procurar.

Infelizmente ainda é um pouco difícil encontrar algo bom mesmo com essas dicas. Afinal de contas você poderá ter alguns problemas com o tempo da sua busca.

Neste caso eu resolvi facilitar o processo e te apresentar direto a melhor opção, que é curso de NR 35 da Engehall, que deve ser lançado em breve.


Conclusão

Não se esqueça, um profissional que é qualificado e está sempre à frente do mercado, assim como uma empresa que possui as qualificações necessárias, sempre estarão na frente.

É muito mais difícil faltar trabalho e com certeza estará na frente da maioria da concorrência.

Por hoje é isso, espero que estas dicas te transformem em alguém mais seguro e livre de acidentes. Qualquer dúvida sobre o assunto ou o curso vou ter o enorme prazer de te responder aqui nos comentários ou na página de contato, ok?

Até a nossa próxima dica!

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.

chevron-down