Conheça o concreto permeável que promete combater enchentes

Infelizmente, desastres naturais ainda causam milhares de mortes todos os anos em todo o mundo. Por mais que o homem avance com as suas tecnologias, vencer alguns efeitos da natureza parece ser uma tarefa impossível. As enchentes estão entre os problemas mais comuns em regiões brasileiras, desalojando centenas de pessoas todos os anos. Mas, ao que tudo indica, uma empresa britânica de materiais de construção pode ter encontrado a solução para esse grande problema

O projeto que está sendo feito se trata de um concreto capaz de absorver até 4 mil litros de água em menos de um minuto. E o melhor? Os pesquisadores envolvidos garantem que ele pode ser usado na construção de estradas. A solução, conhecida como TOPMIX, foi desenvolvida pela Lafarge Tarmac e promete ser uma saída para prevenir inundações ocasionadas por tempestades, além de evitar acidentes de carro em estradas molhadas.

O concreto permeável funciona com canais de drenagem incorporados, fazendo com que ele tenha uma espécie de reservatório subterrâneo. A água que fica armazenada no local evapora em dias mais quentes, resfriando também a superfície. Porém, o TOPMIX não é recomendado para locais com temperaturas muito baixas, já que a água armazenada pode congelar, danificando o piso.

Saiba um pouco mais sobre esse material no vídeo abaixo:

FONTE: www.hypeness.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta