Comunicação e informação em SST: qual a diferença?

 

A comunicação em qualquer circunstância é fator fundamental para o sucesso de todos os trabalhadores. Mas será que ter informação é o mesmo que ter comunicação?

No trabalho com eletricidade, a falha de comunicação pode colocar vidas em risco. No Brasil, só em 2022, foram registrados pela Abracopel 592 mortes por acidentes com choque elétrico.

Por isso, entender a diferença de informação e comunicação, e aprender como aplica-la nos procedimentos de segurança, é crucial para preservar a vida dos trabalhadores.

Continue lendo e você vai aprender a diferença desses conceitos e sua importância nos processos de uma empresa.

 

 

Qual a diferença de informação e comunicação?

Em primeiro lugar, vamos ver o conceito de cada um desses termos.

Informação é basicamente um conjunto de conhecimentos sobre determinada coisa, pessoa ou situação. Informar alguém é enviar uma mensagem para um receptor que registra essas informações. Aqui não é necessária uma resposta imediata para que o objetivo seja alcançado.

Já a comunicação é uma ação que envolve duas ou mais pessoas. Na comunicação um emissor envia a mensagem para o receptor. Esta mensagem deve ser entendida pelo receptor e retornada ao emissor com a garantia de que a mesma foi devidamente entendida.

Dessa forma, a principal diferença é a resposta. A comunicação precisa ter uma resposta e uma troca de informações.

Além disso, o objetivo da informação é divulgar dados, noticias, e até mesmo alinhar algum conhecimento dos ouvintes. O comunicado oficial do presidente da empresa, por exemplo, é uma transmissão de informação. Alguns treinamentos também se encaixam nesse modelo. Não existe uma pretensão de interação.

A comunicação, além de ser uma necessidade básica dos seres humanos, é uma forma de transmitir dúvidas, opiniões, emoções e pensamentos. A finalidade é chegar em um ponto comum, resolver algum problema, ou esclarecer alguma informação. Para que a comunicação aconteça, a interação constante é fundamental.

Contudo, a informação é o primeiro passo para a comunicação. Mesmo com suas diferenças, é preciso entender o lugar de cada uma delas nos processos da empresa.

 

Comunicação e informação na empresa

Engana-se quem pensa que o ambiente de trabalho é apenas técnico. Dentro de uma empresa, os aspectos humanos e relacionais são ingredientes fundamentais para que todos consigam fazer seu trabalho. Dos relacionamentos internos, entre gestores e colaboradores, até os relacionamentos externos, com outras unidades, fornecedores e clientes, a comunicação e informação sempre está presente.

Isso pode acontecer de forma:

  • Verbal
  • Não verbal (email, mensagens, formulários)
  • Formal
  • Informal

 

Comunicação e segurança no trabalho

A eficiência da comunicação também é um pilar da segurança no trabalho. Até mesmo as normas NR 10 e NBR 16384:2020 destacam a importância da sinalização, procedimentos, treinamentos, e várias formas de comunicação que são necessárias na prevenção de acidentes no trabalho elétrico.

A comunicação deve acontecer para:

  • Comunicar riscos e esclarecer duvidas de toda a equipe;
  • Instruir e informar quando e como usar os EPI e EPC;
  • Verificar se todos os materiais e equipamentos estão disponíveis e em condições de uso;
  • Verificar se todos os dispositivos de sinalização estão disponíveis de acordo com a NR 10;
  • Preparar uma analise de risco e divulgar a programação das atividades para toda a equipe;

 

No trabalho de analise de risco, por exemplo, é imprescindível que os colaboradores mantenham uma boa comunicação com seus superiores, identificando inconformidades e riscos. Afinal, só quem está em campo vive na pele os desafios da função.

Além disso, durante a execução do trabalho deve existir canais de comunicação acessíveis para que o colaborador mantenha sua segurança.

 

 

 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Picture of Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

raio_icone

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora