Como MONTAR um QUADRO de DISTRIBUIÇÃO MONOFÁSICO 127V – com DR e DPS

Baixe seu APP – https://ift.tt/2RJozSw

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2NfYSdH

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
⚡ https://goo.gl/X7uPUz

——
👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
⚡https://goo.gl/Jns9f2

Inscreva-se em nosso canal: https://goo.gl/txZzEE

👉 Olha, estamos aqui:

⚡ Facebook: https://goo.gl/XhJBpx
⚡ Twitter: https://goo.gl/0Xyr7F
⚡ Youtube: https://goo.gl/txZzEE
⚡ Pinterest: https://goo.gl/Z6tqXU
⚡ Linkedin: https://goo.gl/9Qztp2
⚡ Blog do Eletricista: https://goo.gl/DBDRRe
⚡ Instagram: https://goo.gl/xufvgn

——
👉 Curso NR10 com 20% de desconto:

⚡ https://goo.gl/F5khB9

——

TOP VÍDEOS

👉 Câmeras de Segurança, INSTALAÇÃO SUPER FÁCIL 🔧
https://www.youtube.com/watch?v=95gmu…

👉 O SEGREDO de uma EMENDA PERFEITA – Super Fácil 🔧
https://www.youtube.com/watch?v=MEuWq…

O QUE ACONTECE SE VOCÊ PLUGAR UM PEN DRIVE NA TOMADA?
https://youtu.be/WOMAfZ43B9k

Engehall Elétrica

——

Você sabe onde está o “coração” da sua instalação elétrica? isso mesmo, toda instalação tem ou pelo menos deveria ter, que é exatamente o quadro de distribuição de circuitos o “coração” da sua instalação elétrica. É nele que se encontram os dispositivos de proteção como por exemplo, disjuntor, DPS e DR. Pensando na importância do quadro de distribuição e a dificuldade e duvidas relacionadas ao QDC, preparamos este artigo, explicando detalhadamente como montar um quadro de distribuição residencial, vamos lá pessoal!

O que é quadro de distribuição?
O quadro de distribuição é obrigatório em todas as instalações elétricas, pois é onde se localiza os dispositivos de proteção de uma instalação elétrica residencial, industrial, comercial etc. O quadro de distribuição é responsável por armazenar, proteger os dispositivos de proteção e faz a distribuição de todos os circuitos da instalação.

Podemos destacar que o quadro de distribuição também é conhecido por muitas pessoas como quadro geral, quadro de disjuntor e QDC (quadro de distribuição de circuitos). O quadro de distribuição pode ser encontrado em PVC ou metálico, nas residências o mais comum é em PVC, por ser mais barato. O QDC de ferro é mais usado em indústria e na montagem de comandos, tanto o quadro de distribuição de PVC quanto o metálico são encontrados de embutir e sobrepor.

O que são dispositivos de proteção?
Os dispositivos de proteção são responsáveis por proteger sua residência de eventuais problemas como por exemplo, fuga de corrente elétrica, curto circuito e sobretensões. Os dispositivos responsáveis por essa proteção são disjuntor, DR (diferencial residual) e DPS (dispositivos de proteção contra surtos), são os principais componentes de um quadro de distribuição.

Componentes de um quadro de distribuição.
Os principais componentes de um quadro de distribuição são barramentos de neutro e aterramento, trilho tipo DIN, disjuntor, DR (diferencial residual) e DPS (dispositivos de proteção contra surtos). Existem outros componentes como por exemplo, contator, relé, multimedidor entre outros, mas que não são muito usados em residências.

Disjuntores
Os disjuntores são dispositivos que protegem contra curto circuito ou sobrecarga, sendo fundamental para evitar acidentes e até mesmo incêndios. Existem diferentes modelos de disjuntores como por exemplo, DIN e NEMA, podendo eles serem monopolar, bipolar ou tripolar.

DR (diferencial residual)
O DR é responsável por proteger contra fuga de corrente elétrica, sendo assim protege contra choques elétricos. Existem dois tipos de DR, que são os IDR (interruptor diferencial residual) e DDR (disjuntor diferencial residual). Os DR também possuir curvas B, C e D, e diversos modelos como por exemplo, bipolar, tripolar e tetrapolar.

DPS (dispositivos de proteção contra surtos)
O DPS é um dispositivo de proteção contra surtos elétricos, importante para proteger os equipamentos elétricos e eletrônicos. Os surtos elétricos acontecem por causa das descargas atmosféricas que atingem redes elétricas e anomalias na rede elétrica, como por exemplo acionamento de grandes motores.

Trilho tipo din e barramentos de neutro e aterramento
O Trilho tipo DIN é utilizado para fixar os dispositivos de proteção. Os barramentos de neutro e aterramento são forma mais segura e organizada para distribuição de condutor elétrico e interligarem todos os condutores em um único ponto, assim facilitando manutenções futuras e garantir que todos os condutores estejam bem fixados.