Como funciona um chuveiro elétrico

O chuveiro é um dos itens mais importantes para a higiene humana. De forma simples um chuveiro é composto por um reservatório que recebe água e libera sua queda através de pequenos orifícios. Além disso, ele é composto por um diafragma e duas resistências, responsáveis pelo aquecimento da água.

Ao girarmos o registro, liberamos a entrada de água na câmara do chuveiro, ela entra com bastante pressão no interior do aparelho e por ser liberada pelos pequenos orifícios de forma lenta, acumula no interior do aparelho. Essa água empurra o diafragma que é onde estão afixados os conectores elétricos do aparelho até os contatos na parte superior que estão ligados a corrente elétrica, isso liga o chuveiro.

A partir disso, a corrente elétrica percorrer a resistência interna do chuveiro e esquentá-la e, com isso, a água no interior do chuveiro começa a ser esquentada. Nos chuveiros elétricos, o que regula a temperatura da água inverno e verão é a parte da resistência que é aquecida. Na posição inverno somente uma pequena parte é aquecida e com isso a temperatura é mais alta, já na posição verão toda a resistência é aquecida o que eleva menos a temperatura. Além disso, a quantidade de água no interior do equipamento também influência na temperatura, quando abrimos todo o registro, existe muita passagem de água, por isso, ela fica por menos tempo em contato com a resistência e aquece menos, já quando abrimos pouco o registro a pouca água fica por mais tempo no interior do chuveiro e esquenta mais.

Para desligarmos o chuveiro, precisamos somente fechar o registro de água. Dessa forma o equipamento é desligado porque a água, contida em seu interior, caí através dos orifícios e, com isso, o diafragma volta a descer e a desconectar dos conectores elétricos.

*Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-o-chuveiro-eletrico. http://www.brasilescola.com/fisica/funcionamento-chuveiro-eletrico.htm

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta