Como funciona o pisca-pisca

O pisca-pisca da árvore de natal já é um item indispensável na decoração natalina. Um símbolo para a alegria e felicidade das comemorações do final do ano, o pisca-pisca traz para a decoração um toque diferente e efeitos que as decorações clássicas não tem como competir. Pouca gente sabe como esse aparelho funciona e é de maneira relativamente simples. Existem dois tipos principais desse aparelho, os com a ligação em serie e os com a ligação em paralelo.

Pisca-pisca com funcionamento sem serie

Nesse pisca-pisca todas as lâmpadas estão ligadas à fonte de energia uma após a outra, de forma que a corrente elétrica saí de um dos pólos, passa por todas as lâmpada e entra no outro. Dessa forma, a corrente que passa por cada lâmpada tem a mesma intensidade e faz com que o brilho tenha a mesma força, assim, todas as lâmpadas funcionam juntas – estão todas acessas ou todas apagadas. Para fazer as lâmpadas piscarem basta adicionar ao sistema um interruptor que abra e feche o circuito, de forma que permita e interrompa a passagem de corrente.

Nesse tipo de circuito, se uma das lâmpadas queima, todas as outras apagam, uma vez que o circuito é interrompido. Esse problema pode ser utilizado para fazer o pisca-pisca do aparelho, no lugar de adicionar um dispositivo, uma das lâmpadas pode ser transformada em uma espécie de interruptor. A resistência interna da lâmpada pode ser trabalhada de maneira que com a passagem da corrente ela esquente e interrompa o circuito, voltando à sua posição inicial após esfriar.

Pisca-pisca com funcionamento em paralelo

Esse tipo de pisca-pisca apresenta uma diferença fundamental, cada uma das lâmpadas está ligada de maneira separada a fonte de forma que se uma queima, o circuito ainda continua a funcionar. Um simples interruptor pode controlar o piscar do sistema como um todo, mas cada uma das lâmpadas pode ter seu próprio interruptor e piscar em separado – as formas de pisque são gigantescas.

No entanto, para o controle em separado das lâmpadas é necessário o uso de um aparelho, um chip, que controla a passagem da corrente por diversos canais, fazendo a alternância entre ligado e desligado do sistema. Por exemplo, imaginemos um chip que controla 3 canais de energia e que cada um é ligado a uma cor de lâmpadas, azul, vermelha e amarela, o chip libera a passagem de energia em cada canal em separado de forma que as 3 cores acendem de maneira independente umas das outras. O controle vai além da simples alternância de cores, o tempo que cada uma fica acessa pode ser alterado, a frequência, sequência e forma de pisque também. Além disso, pode ser utilizado um chip com mais canais e controlar cada uma das lâmpadas em separado.

*Fonte: http://goo.gl/7XvzJL

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta