Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2021 da Abracopel, foram 909 registros de acidentes com choque elétrico, sendo 697 deles fatais. A falta de conhecimento a respeito dos riscos é uma das principais causas. Mas, o que fazer quando um acidente com choque elétrico acontece? Nesse artigo vamos falar sobre o Choque elétrico e primeiros socorros.
Em primeiro lugar, o choque elétrico é definido como a passagem de uma corrente elétrica pelo corpo. O risco de mortalidade em acidentes de choque elétrico é muito alto. Mas as complicações variam de acordo com a intensidade dessa corrente. As principais são:
As queimaduras são consequências mais comuns do choque elétrico. A gravidade delas depende da intensidade da carga elétrica. Em uma voltagem maior, por exemplo, os órgãos internos podem ser afetados. Nesse caso, o funcionamento dos órgãos pode ficar comprometido, exigindo um tratamento mais intenso.
Caso a corrente elétrica atinja o coração, a vítima pode ter uma arritmia cardíaca. Se a corrente elétrica é muito alta, como por exemplo no contato com postes de alta tensão, a atividade elétrica do coração é comprometida e pode levar a morte.
A falta de conhecimento em procedimentos de primeiros socorros em caso de choque elétrico pode agravar muito o salvamento da vítima. Aguardar a assistência médica, sem iniciar nenhum procedimento, é diminuir suas chances de sobrevivência. Portanto, cada minuto é importante nesse momento. As técnicas de primeiros socorros fazem toda a diferença nos primeiros quatro minutos após o acidente com choque elétrico.
De modo geral, podemos dividir os primeiros socorros em 3 momentos:
Você deve observar os riscos e identificar o ambiente conferindo se há fios soltos, sinais de fumaça, etc. O objetivo principal é que você, socorrista, não se torne mais uma vítima também.
Nesse momento, você precisa:
Após o primeiro checar o ambiente, é hora de acionar o serviço local de emergência. Informe os dados observados, tanto do local quanto da vítima. Fique atento, pois informações corretas permitem que a vítima receba o socorro adequado.
Ligue para 192 SAMU, ou 193 Corpo de Bombeiros. Informe onde, dando detalhes do local. Em seguida descreva o que aconteceu e os detalhes de acesso ao local. Por fim, aguarde as instruções.
Nesse momento, você deve se colocar ao lado da vítima e começar os cuidados enquanto a equipe de emergência não chega. O primeiro passo é identificar se a vítima respira e se está consciente. Observe se o peito se eleva e se ela responde quando você a chama pelo nome. Se ela não reagir, aplique um estimulo mais doloroso. Um beliscão por exemplo. Se mesmo assim a vítima não reagir, e não apresentar sinais de respiração, se estiver com um aspecto azulado ou arroxeado, é provável que ela esteja sofrendo uma parada cardiorrespiratória.
A NR10 é a norma responsável por estabelecer as medidas mínimas do trabalho com alta tensão. Além de orientar medidas preventivas a partir de uma análise de risco, ela pontua a necessidade do treinamento em primeiros socorros também. Se capacitar é a melhor forma de prevenção!
A Engehall tem o melhor treinamento de NR10 do país. Pioneira educação online, já formamos mais de 250 mil profissionais na área elétrica e Segurança do Trabalho. Venha conhecer nosso curso NR10 e já comece a fazer o primeiro modulo gratuitamente.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.