...

Campos Eletromagnéticos

campos eletromagnéticos

O que são Campos Eletromagnéticos?

Os Campos Eletromagnéticos são gerados quando da passagem da corrente elétrica nos meios condutores.

O campo eletromagnético está presente em inúmeras atividades humanas, tais como trabalhos com circuitos ou linhas energizadas, solda elétrica, utilização de telefonia celular e fornos de micro-ondas.

Os trabalhadores que interagem com Sistema Elétrico Potência estão expostos ao campo eletromagnético, quando da execução de serviços em linhas de transmissão aérea e subestações de distribuição de energia elétrica, nas quais empregam-se elevados níveis de tensão e corrente.

Efeitos do Campo Eletromagnético nos Seres Humanos

Os efeitos possíveis no organismo humano decorrente da exposição ao campo eletromagnético são de natureza elétrica e magnética.

Ou seja, onde o empregado fica exposto ao campo e seu corpo sofre uma indução, estabelecendo um diferencial de potencial entre o empregado e outros objetos inerentes às atividades.

Desse modo, a unidade de medida do campo magnético é o Ampére por Volt, Gaus ou Tesla cujo símbolo é representado pela letra T.

Cuidados com os trabalhadores

Cuidados especiais devem ser tomados por trabalhadores ou pessoas que possuem em seu corpo aparelhos eletrônicos. Tais como: 

  • Marca passo;
  • Aparelhos auditivos;
  • Dentre outros.

Isso porque, seu funcionamento pode ser comprometido na presença de campos magnéticos intensos.

Conheça nosso curso de NR10 SEP e aprofunde seus conhecimentos sobre eletricidade estática.

Você sabe o que é necessário para o trabalho em altura ? Leia nosso Guia completo NR35 E TRABALHO EM ALTURA. 

Campo ELETROMAGNÉTICO desarmando DR? ESSA foi NOVIDADE pra MIM

Nas experiências da Engehall, nunca encontramos situações onde a equipotencialização falhasse, mas é comum não saber tudo, mesmo com anos de prática.

Precisamos recorrer a testes para verificar certas afirmações, como a influência de campos magnéticos gerados por cabos em espiral próximos a dispositivos de Residual (DR). 

Para testar o efeito da circulação de corrente em um dispositivo DR, montamos uma simulação com um cabo em espiral passando por baixo do DR, como seria em uma instalação real dentro de um quadro de distribuição. 

Inicialmente, simulamos uma corrente de 50 amperes através do DR e do cabo espiral, sem atuação do dispositivo.  Aqui, mesmo adicionando mais uma volta de cabo e aumentando a corrente, o DR não foi afetado.

Simulação de Fuga de Corrente

Para assegurar que o DR estava operacional, simulamos também uma fuga de corrente na mesma montagem. Desse modo, o dispositivo atuou imediatamente, provando sua funcionalidade.

Ou seja, a ideia de que o campo magnético gerado pela passagem de corrente nos quadros possa afetar o DR parece infundada. Por isso, o campo gerado é muito fraco para ativar o DR, que não é suscetível a campos eletromagnéticos externos. Portanto, a prática de passar cabos em espiral atrás do DR não deveria induzir uma fuga de corrente.

Portanto, existem questões remanescentes, como a qualidade do aperto dos cabos nos bornes e se a fuga observada em situações reais não seria devido a conexões mal feitas. Além disso, é preciso considerar as recomendações dos fabricantes sobre a orientação de alimentação dos dispositivos DR, que podem variar.

Conclusão 

Para quem deseja se profissionalizar na área elétrica, há recursos disponíveis para aprender mais. Sendo assim, aqui na Engehall, oferecemos aulas gratuitas online para ajudar a especializar-se e fazer parte de uma comunidade de eletricistas profissionais.

Mas, também existem os cursos de suporte que estão disponíveis para auxiliar em dúvidas e garantir uma aprendizagem completa. Então, não perca a oportunidade e clique no botão abaixo! 

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.