Campo ELETROMAGNÉTICO desarma DR? ESSA foi NOVIDADE pra MIM 🤔

Campo ELETROMAGNÉTICO desarma DR? Um eletricista mandou mensagem pra gente afirmando que o campo eletromagnético induzido pelo fato do cabo passar por trás dele, é o causador do desarme!

Mas será isso  fato ou fake? É o que veremos no Ideia Maluca de hoje!

 

 

 

Seguinte, turma - Recebemos este comentário de um seguidor nosso, se liga só:

“Coloquei um DR num quadro Brum com 3 disjuntores para boiler de água quente. As fases vêm de cima, passei por trás do fundo que é metálico, dei uma folga nos cabos bem atrás do DR. Às vezes não armava, e, quando armava, caía logo em seguida. Mesmo com os disjuntores desligados. Desconfiei de um possível campo magnético formado pelos cabos de fase atrás do DR e BINGO! Tirei a volta de folga puxando os cabos para ficarem mais curtos e tudo funcionou certinho. Fica a dica. Não crie bobina com os cabos de fase atrás do DR! Gera campo magnético e influência no DR.”

Meu querido, confesso que em todos estes anos como engenheiro e eletricista, eu nunca peguei este tipo de situação.

Brincadeiras à parte, precisamos recorrer a ela, a nossa máquina destruidora de componentes, a famosa MDC aqui da Engehall, para simular a circulação de corrente em um dispositivo DR. Dessa forma, podemos  analisar se realmente passar cabo em espiras atrás do DR faz ele desarmar.

Testando em uma montagem :

Reparem que temos um cabo em espiral passando por baixo do nosso DR, simulando seria na instalação dentro do quadro.

Agora vamos passar uma corrente tanto pelo DR quanto pelo cabo em espiral. Como ele falou que lá são 3 boilers de água quente, a gente fez uma conta básica e simulamos uma corrente aproximada de 50 amperes no total. Reparem que até então o DR não atuou.

“Ah André, eram mais de 1 espiral passando por trás do DR”.

Então vamos colocar mais uma espira para realizar novamente o teste, e olha só, novamente a circulação de corrente não afeta em nada o DR.

Só para provar que o DR está funcionando, vamos simular uma fuga nesta mesma montagem, e olha só o DR atua na hora.

Bom, tá visto então que a afirmação “O campo eletromagnético gerado pelas voltas dos cabos faz o DR atuar” não é algo tão concreto assim.

Particularmente, sempre instalei dispositivos DR em quadros de distribuição com as fases chegando por baixo.  Quando necessário, fiz voltas com os cabos. Na minha opinião, o campo gerado pela passagem da corrente elétrica nos quadros não é capaz de afetar em nada é um campo muito baixo!

Campo ELETROMAGNÉTICO desarma DR? Explicando o que aconteceu:

Enfim, o que explica o fato dele remover os cabos e ter “eliminado a fuga”, na verdade é uma pergunta: Será que os cabos estavam bem apertados nos bornes? Será que a fuga gerada não estava na falta de aperto em algum ponto de conexão?

São perguntas que ficam no ar. Mas uma coisa ficou certa após o teste, podemos afirmar que passar cabo em espiral atrás do DR não faz ele atuar por fuga de corrente.

 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down