Calor

Definição

Normalmente dizemos que estamos com calor ou que está muito calor em determinado lugar. No entanto, o termo calor, na realidade, não designa a forma de sentir aquele abafamento que experimentamos em dias quentes. Ele representa a energia térmica em transição de um corpo para outro corpo, de um sistema para outro, ou entre partes de um sistema. É a maneira de quantificar e qualificar a quantidade de energia térmica transferida entre os sistemas.

Para uma melhor compreensão do “calor”, podemos pensar na sensação que sentimos quanto tocamos sobre uma superfície quente ou fria, a percepção de que a mão está sofrendo uma alteração de temperatura existe pela transferência de energia térmica entre o ponto de contato do corpo e a superfície. A transmissão de calor que tem o efeito de somente alterar a temperatura do corpo designa o calor sensível. Uma noção muito importante relacionada ao calor é a de que a transmissão de energia térmica acontece sem a necessidade de contato direto, por exemplo, através do ar sentimos a absorção de energia.

Relação com os trabalhos do setor elétrico

As atividades relacionadas ao setor elétrico devem ser realizadas com atenção para os efeitos do calor, uma vez que são diversos os efeitos possíveis da energia térmica. Nos trabalhos realizados em ambientes externos a exposição ao sol leva a ação da energia térmica sobre os trabalhadores, isso pode levar a vermelhidão da pele, leves queimaduras e até mesmo ao câncer de pele no futuro após longos períodos de exposição.

Nas atividades desempenhadas em locais definidos como espaços confinados a proximidade entre os trabalhadores, a pouca ventilação, a própria temperatura do ambiente, dentre outros fatores, influência na temperatura e nos efeitos do calor sobre os profissionais como, por exemplo, a desidratação, dentre outros. Além disso, em todas as atividades, os equipamentos conectados a energia elétrica tem sua temperatura elevada pelo efeito da corrente elétrica, isso afeta a temperatura do ambiente.

Um dos efeitos do choque elétrico sobre o corpo é a ação da energia térmica oriunda da corrente elétrica. Ao passar pelo corpo a corrente eleva a temperatura no caminho que segue e causa queimaduras de primeiro a terceiro grau. Esse é um dos motivos que faz com que seja muito importante evitar o choque elétrico.

Engehall, o melhor curso nr 10 online.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta