...

Usar CABO 4mm² em TOMADA 20A é ERRADO? Então PORQUE entra COM tanta DIFICULDADE?

cabo 4mm²

Usar CABO 4mm² em TOMADA 20A é ERRADO? Leia o conteúdo abaixo e entenda como funciona!

A questão é se podemos usar cabo de 4mm para uma tomada de 20 amperes. A resposta é que, embora seja possível, não é necessário. Um cabo 4mm² suporta uma corrente muito superior aos 20 amperes, o que torna o uso excessivo para tal aplicação.

Mas, vamos as explicações práticas!

 

Vamos supor que não tenha circuito agrupado e que esta tomada esteja a 20m do QDC. A norma orienta em seu item 6.2.7.2 que em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais pode ser superior a 4%.

Então, fazendo os cálculos, temos que o cabo necessário para atender a esta situação seria de 2,71mm². Como não existe esta bitola de cabo, o cabo 4mm² será o mais necessário e adequado.

Em outras palavras, para uma tomada de 20 amperes, um cabo de 2,5mm é geralmente suficiente, a menos que existam circunstâncias excepcionais, como uma distância muito longa entre o quadro de distribuição e a tomada, o que exigiria um cálculo de queda de tensão para determinar a seção adequada do cabo.

Se ficou curioso de como eu cheguei neste resultado, vou deixar como sugestão de vídeo para você assistir ao final, deixo o link do vídeo onde o André ensina a fazer este cálculo

Como calcular o uso de cabo 4mm²?

Como vimos anteriormente, o uso de cabo 4mm² em tomadas de 20A não é errado. Então qual o motivo dos fabricantes dificultarem esta instalação?

Olha, deve ser para segurança do usuário. Eu acredito que seja justam ente para isso. O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação.  Ou seja, imagina esta corrente na tomada que suporta 20A, com o tempo ela pode não apenas derreter, mas também pode causar um incêndio.

Mas, apesar da dificuldade para instalar cabo de 4,0mm², existe uma maneira de deixar mais fácil, com o uso de terminais do tipo agulha ou terminais tubulares. Além de deixar a instalação segura, deixam ela com um bom acabamento. Perfeita tecnicamente e esteticamente.

Considerações sobre a Utilização do Cabo 4mm²

Usar um cabo de 4mm para uma tomada de 20 amperes pode ser considerado desperdício de recursos, a não ser que o cabo já esteja disponível de uma obra anterior. Deve-se ter cuidado ao inserir um cabo mais grosso na tomada e considerar que este cabo suportaria uma carga maior do que a prevista para a tomada.

Desse modo, uma tomada de 20 amperes é considerada de uso específico e deve ser tratada como um chuveiro, ou seja, deve ter um disjuntor e um cabo dedicado exclusivamente para ela, sem compartilhar com outras tomadas.

Conclusão

Portanto, no conteúdo de hoje você aprende que para instalações com tomadas de 10 amperes, que são mais comuns, deve-se fazer um levantamento e dimensionamento correto para determinar quantas tomadas podem ser suportadas por um disjuntor.

Ou seja, o cabo de 2,5mm é o adequado para tomadas de 20 amperes em situações normais, sem a necessidade de seções maiores, a menos que o cálculo de queda de tensão para distâncias longas indique o contrário.

Vocês também tinham essa dúvida? Nós conseguimos tirá-la?

E para você que já sabia, compartilhe conosco também sua experiência neste tipo de instalação. Agora, se você que tirar essas e outras dúvidas, além de se tornar um eletricista profissional de sucesso: A Engehall tem a solução para você!

Clique no botão abaixo e aproveite a grande oportunidade de se tornar o profissional de Elétrica mais desejado da sua região.

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.