Bloqueios e Impedimentos

Bloqueio é a ação destinada a manter, por meios mecânicos, um dispositivo de manobra fixo numa determinada posição, de forma a impedir uma ação não autorizada. Em geral é utilizado cadeados.

Dispositivos de bloqueio são aqueles que impedem o acionamento ou religamento de dispositivos de manobra. (chaves, interruptores), É importante que tais dispositivos possibilitem mais de um bloqueio, ou seja, a inserção de mais de um cadeado, por exemplo, para trabalhos simultâneos de mais de uma equipe de manutenção.

Ação do bloqueio e impedimento de reenergização deve, sempre, ser sinalizada por algum sistema de identificação que contenha no mínimo o nome do profissional responsável, data, setor de trabalho e a motivação do bloqueio. Esta ação deve fazer parte do conjunto de procedimentos padronizados de sistema de bloqueio da empresa, sendo documentado e de conhecimento de todos os trabalhadores. Estes procedimentos devem também conter os modelos de formulários, sistema de sinalização e ordens documentais próprias.

Um cuidado especial deve ser dado ao termo “Bloqueio”, pois no SEP (Sistema Elétrico de Potência), há um dispositivo que é conhecido como RELIGADOR e tem a função de religar a energia de um determinado circuito (normalmente de distribuição de energia elétrica), na ocorrência de um desligamento (seccionamento) que tenha ocorrido por qualquer motivo.

Este religamento foi introduzido para que situações de pequenos acidentes, como galhos de arvores, acidentes com animais, entre outros não mantivesse o circuito desligado até a 35 chegada da equipe de manutenção. Então o RELIGADOR, realiza várias tentativas de reenergização do circuito (este número de vezes é programado pelo responsável) e só deixa de tentar reenergizar, após as tentativas programadas forem finalizadas. Devido a esta condição, quando se trabalha em circuitos onde há RELIGADORES (normalmente em linha viva), é necessário realizar o BLOQUEIO DO RELIGADOR para evitar acidentes pela reenerigização. O bloqueio do religador, fará com o RELIGADOR seja mantido em condição desenergizado.

Por este motivo o alerta de cuidado neste texto.Essa ação é também denominada “bloqueio” do sistema de religamento automático e possui um procedimento especial para sua execução.

Curso de NR 10 é na Engehall.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta