Baterias de Lítio – energia por mais tempo

O uso de baterias é o que permite que nosso dia-a-dia possa ter as características que observamos atualmente. Sem baterias, todo equipamento precisaria estar sempre conectado a uma tomada para funcionar. Celulares, tabletes e vários outros produtos não existiriam e alguns, como computadores e carros, teriam características bastante diferentes.

O principal tipo de baterias em uso são as que funcionam a partir de íons de lítio. O lítio é um metal alcalino relativamente raro no planeta e após passar por diversos processos industriais ele é apresentado em forma de pequenas bobinas formadas por folhas de lítio de fina espessura. Junto a outros materiais essas bobinas são levadas a fornos, onde são aquecidas e moldadas, e por fim robôs realizam a produção dos contatos elétricos necessários na superfície, o que permite a comunicação eletrônica dos aparelhos com a bateria.

Esse processo caro é justificado pelas características das baterias de lítio, quando carregadas o lítio torna-se positivo e ao conectá-lo em qualquer produto negativo (sem carga no caso) ele transfere sua energia para o equipamento. Em condições normais de uso, uma dessas baterias dura entre 3 e 5 anos, isso é possível a partir do uso correto das baterias. Manter uma bateria de lítio carregada sempre que possível, não expor o equipamento a altas temperaturas e não usá-las até o limite, permite um significativo período de vida útil. Além disso, para que uma bateria de lítio perca completamente sua capacidade de carregamento (a perca acontece gradualmente com o uso, mas nunca é total), é necessário que 100% de sua energia seja gasta. Como as baterias atualmente contam com um gerencialmente inteligente, raramente isso acontece.

Por isso as baterias de lítio hoje em dia são as principais utilizadas no mercado, além de possuírem maior capacidade de armazenar energia, elas também têm uma vida útil mais longa do que outros tipos. No entanto, o bom uso é fundamental para extrair todas as características positivas do equipamento.

*Fonte: http://www.tecmundo.com.br/bateria/42123-como-sao-produzidas-as-baterias-de-litio-.htm e http://eletronicos.hsw.uol.com.br/baterias-ion-litium.htm

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta