Barreiras e Invólucros

O que são Barreiras e invólucros?

As barreiras e invólucros são dispositivos que impedem o acesso de pessoas e animais a terem  contato com as partes energizadas nas instalações elétricas.

barreiras-e-involucros

Qual o objetivo das Barreiras e invólucros?

O principal objetivo dessa forma de proteção é impedir o contato direto e acidental de trabalhadores, pessoas comuns e animais, com qualquer parte energizada do sistema. Eles são complementares à instalação e às outras proteções presentes no sistema – são barreiras físicas instaladas de forma a evitar o choque elétrico.

No entanto, na rede de alta tensão os riscos são maiores devido à potência da corrente elétrica. Diversas vezes, os acidentes não causam dano a vida dos trabalhadores, mas podem destruir o patrimônio e as instalações afetando a vida de milhares de pessoas.

Barreiras e invólucros

Visando proteger os trabalhadores e as instalações a NR10 apresenta a sessão de proteção contra contatos diretos e indiretos e, dentro dela, é discorrido sobre as barreiras e invólucros.

As barreiras devem ser afixadas de forma segura, serem resistentes e não podem oferecer riscos aqueles que se aproximam da instalação, além disso, devem ser instaladas tendo como fator de referência o ambiente em que serão inseridas. Uma característica importante desse sistema de proteção é que as barreiras só podem ser removidas com chaves ou ferramentas apropriadas.

 

Conheça nosso curso de NR10 SEP e aprofunde seus conhecimentos sobre eletricidade estática.

Você sabe o que é necessário para o trabalho em altura ? Leia nosso Guia completo NR35 E TRABALHO EM ALTURA. 

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.

chevron-down