Barreiras e Invólucros

 

Em instalações elétricas de baixa e alta tensão o contato do ser humano com a rede elétrica pode resultar no choque elétrico e resultados catastróficos. No entanto, na rede de alta tensão os riscos são maiores devido à potência da corrente elétrica. Diversas vezes, os acidentes não causam dano a vida dos trabalhadores, mas podem destruir o patrimônio e as instalações afetando a vida de milhares de pessoas.

Barreiras e invólucros

Visando proteger os trabalhadores e as instalações a NR10 apresenta a sessão de proteção contra contatos diretos e indiretos e, dentro dela, é discorrido sobre as barreiras e invólucros.

O principal objetivo dessa forma de proteção é impedir o contato direto e acidental de trabalhadores, pessoas comuns e animais, com qualquer parte energizada do sistema. Eles são complementares à instalação e às outras proteções presentes no sistema – são barreiras físicas instaladas de forma a evitar o choque elétrico.

As barreiras devem ser afixadas de forma segura, serem resistentes e não podem oferecer riscos aqueles que se aproximam da instalação, além disso, devem ser instaladas tendo como fator de referência o ambiente em que serão inseridas. Uma característica importante desse sistema de proteção é que as barreiras só podem ser removidas com chaves ou ferramentas apropriadas.

Faça o curso nr10 com a Engehall.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta