Avaliação do Local do Acidente

Para que sejam obtidos resultados positivos em um atendimento de primeiros socorros, é importante que, ao chegar ao local de um acidente ou ao encontrar um acidentado, a pessoa que se disponibilizar a prestar o socorro realize uma avaliação rápida e segura do local e da ocorrência.

Nessa etapa é importante que sejam apreendidas o máximo de informações sobre o acidente, sobre o acidentado e quaisquer outras informações que se julgar importante. O socorrista deve evitar o pânico e sempre que possível procurar a colaboração de outras pessoas.

Postura do socorrista

Quem presta o socorro deve ser ágil e se encontrar hábil a tomar rápidas decisões. É importante observar se existem perigos para o acidentado e para o socorrista, protegendo o acidentado de riscos. Pessoas envolvidas em acidentes podem perder o autocontrole, é importante cuidar dessas pessoas e afastá-las daquelas que apresentem ferimentos físicos.

Exemplos de objetos que apresentam perigo são: fios desencapados, tráfego de veículos, andaimes, vazamento de combustíveis, máquinas em atividade e objetos perfurantes.

A avaliação do acidentado deve ser feita na posição em que ele for encontrado, a mobilização só deve ser feita com segurança. Em alguns casos pode ser necessário movimentar o acidentado. Caso a vítima esteja em risco de afogamento ou em áreas de risco eminente de explosão ou desmoronamento, o socorrista deve retirá-la da maneira menos danosa possível.

O acidentado deve ser mantido deitado de costas, até que sejam identificados os danos sofridos. Mobilizações só devem ser realizadas após o estudo da situação, devido a situações de emergência, ou no caso do acidentado estar inconsciente para posicionar sua cabeça lateralmente.

Voltar para primeiros socorros

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta