Até que enfim INVENTARAM um REBITADOR para PARAFUSADEIRA

Quem já usou um alicate rebitador sabe que é uma ferramenta manual usada para prender peças metálicas através dos famosos rebites.  Agora, já pensou em automatizar esse processo manual usando uma furadeira?
Pois é inventaram um rebitador para furadeira.  sim meu querido

Ficou curioso para ver essa ferramenta?

 

Rebitador para furadeira

 

 

Essa ferramenta se chama Cabeçote rebitador para furadeira, e na sua embalagem vem o seguinte:

Ponteiras (Bicos) de 2,4mm ; 3,2mm ; 4,0mm ; e 4,8mm ;
Chave multifuncional (sextavada) grande para manutenção interna do produto e chave sextavada pequena para troca de ponteira (Bicos).

Uma coisa que nos chamou atenção foram as recomendações de fabricante, vejam só:

É recomendado usar a parafusadeira ou furadeira com sistema de reversão e velocidade variável. Para aplicação dos rebites, usar rebites até 4,8mm de diâmetro onde esses rebites podem ser de:

  • Alumínio
  • Aço
  • Aço inoxidável

Sempre escolher o bico de acordo com o mandril do rebite, pois bicos com folga podem causar danos ao rebitador.

Para montagem e desmontagem das partes da ferramenta, há uma Chave sextava (multifuncional) que acompanha o produto. Nela temos um lado maior que é para encaixar no corpo do rebitador (parte vermelha) e realizar a desmontagem da capa de proteção. E também podemos ter acesso a parte interna onde é possível  trocar as castanhas, lubrificar, pois com o passar do tempo de uso há o desgaste natural do equipamento.

Já a outra ponta da chave se encaixa na ponta do rebitador (essa parte preta) onde serve também para auxiliar a desmontagem da capa de proteção.

E uma chave sextavada pequena que serve para trocar as ponteiras (os bicos), pois sabemos que temos rebites de diversas espessuras, assim as ponteiras são fixadas no rebitador conforme o modelo de rebite a ser utilizado.

ATENÇÃO: ao usar o rebitador na parafusadeira, devemos segurar com uma das mão a parte vermelha, pois, do contrário, ele vai rodar ao acionar o gatilho da parafusadeira. E não utilizar furadeira ou parafusadeira na função de impacto. Ok?!

Preste muita atenção no que irei falar agora:

Não faça um teste de uso do rebitador sem ele está no devido local de encaixe, pois ao acionar o rebitador parafusadeira, ela gira e acaba mandando esse rebite longe.

Segundo o fabricante, é recomendado fazer a furação onde será fixado o rebite, com uma broca um pouco maior (um pouco mais larga).

Na prática, então, depois que encaixamos o cabeçote rebitador na parafusadeira, ajustamos o sentido de rotação para a ESQUERDA, sentido horário. Agora é só fazer o uso do rebite na placa, painel, ou onde você está fazendo o serviço. Segurando o cabeçote rebitador com uma das mãos, acione LENTAMENTE a parafusadeira até ouvir um click, pois isso faz abrir a castanha do rebite.

Após isso, posicione o bico do rebitador (Fig 3C) e com a rotação da parafusadeira virada para a direita, segure com uma das mãos o cabeçote rebitador. Com o dedo no gatilho acione lentamente a parafusadeira até completar a rebi tagem (Fig 3D).

E, para soltar o pino do rebite, devemos mudar o sentido de rotação da parafusadeira para que ela solte o rebite que está dentro do rebitador, lembrando de segurar o cabeçote com uma das mãos antes de acionar o gatilho para que o rebitador abra a castanha e libere o pino do rebite. (Fig 3B).

 Duas informações que não vi no manual nem no site do fabricante:

Ele não falou qual a velocidade devemos usar, pois sabemos que uma parafusadeira tem velocidade 1 e 2 (no caso, usando a velocidade 1, o cuidado na fixação ficaria melhor, pois após a rebitagem pode ocorre dela movimentar a parafusadeira), bem como não foi especificado quantos Newton de torque devemos usar em uma parafusadeira, já que nela podemos regular esse torque. Aí é bom vocês testarem antes alguns ajustes para terem segurança durante o uso. Combinado?!

Essa ferramenta, pode ser usada na montagem de QDC, Quadro de Comandos, fixação de trilho de portão eletrônico, fixação de refletor, fotocélula em placas de metal, em painéis metálicos. Estando fixados em canaletas ou até mesmo direto na placa, em perfil de alumínio, muito comum para quem trabalha com portas, janelas e armários em alumínio, há uma grande variedade de locais para seu uso. É uma ferramenta bastante versátil!

 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura. 

Escrito por: Eduardo Miranda dos Santos

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down