Por que quando ligo o chuveiro a energia cai mas o disjuntor permanece ligado?

"Ligo o chuveiro a energia cai mas o disjuntor permanece ligado?" Isso já aconteceu com você ? Pegamos um B.O desse nível em uma das obras. Acompanhe como identificados o problema.

 

 

 

Galera, pensa em uma situação estranha…Assim que ligava o chuveiro, a "energia caía" mas o disjuntor permanecia ligado, eu não me recordo de ter visto algo desse tipo em toda a minha carreira profissional

Ficou curioso? Quer saber que BO foi esse e como  resolvemos?

O jeito foi o Charlão agendar uma visita com cliente para conhecer a onça que ele iria pegar. O pior veio depois dele chegar lá. A casa do cliente possui a famosa Rede Mestra. Ele contou aqui pra nós que ele até gelou na hora.
Cara, nessas horas eu nem tenho vontade de tocar o interfone, a campainha… só pegar a escada, a bolsa de ferramentas e cair no cerrado.

Bom, o que ele fez então, primeiro ligou a iluminação do quarto e pediu ao cliente para ligar o chuveiro. E assim que ligou o chuveiro, não deu outra, a iluminação apagou e o chuveiro desligou…

Hora de procurar o B.O

Ele analisou primeiro o cabeamento do chuveiro, mas estava aparentemente normal. Daí ele foi procurar as emendas.

Os cabos estavam conectados corretamente. Então ele foi verificar a iluminação do banheiro, pois como temos uma rede mestra, chuveiro, tomadas e iluminação derivam do cabo principal.

Retirada a luminária e verificado as emendas, verificou-se que estava tudo ok! Agora era verificar o quarto. Lá tinha um presentão... Um ventilador antigo e pesado para ele tirar.

Estou imaginando um pica fio nessa hora, eles devem pensar em como iria montar aquele trambolho de volta sendo que ainda nem descobriu o primeiro B.O…

Ventilador retirado, ele viu que as emendas da caixinha do teto não apresentavam nenhum problema.

Restava então ir acompanhando a rede mestra pelo telhado e verificando cada curva e emenda de derivação. Aparentemente tudo normal, ele foi então para a rede externa.

Da entrada do telhado da casa até o telhado do portão ao lado do QM, cabos aparentemente normais, não sei se podemos chamar isso de normal. Mas… cabos verificados, o jeito é abrir a caixa de inspeção do QM e fazer as devidas verificações se está tendo tensão naquele ponto;

Identificando o problema

Ao manusear os cabos dentro da caixa de inspeção, o Charlão identificou o primeiro problema. Algum “eletricista” antes dele ligou o neutro da concessionária novamente com o cabo de aterramento do QM usando um conector do tipo splitbolt. O detalhe é que ele apenas encostou os cabos no conector, e não apertou. E como o cabo da casa é rígido, ele deve ter pensado que… ah sei lá o que ele deve ter pensado, não faz sentido você não apertar um conector que foi feito para aperto, depois reclama da gente chamar esses tipo de pica fio ainda…

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura. 

Escrito por: Eduardo Miranda dos Santos

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down