Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/customer/www/cursonr10.com/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39
As pontes que desafiam a engenharia

As pontes que desafiam a engenharia

Já tem um bom tempo que o ser humano é capaz de construir pontes e mais pontes para que consigamos atravessar um rio, um canal, ou até uma extensão do mar. Porém, conforme os anos vão passando e os estudos tecnológicos vão crescendo, engenheiros e arquitetos se emprenham em criar formas lindas e inusitadas para se atravessar uma quantidade de água. As pontes que você vai conhecer agora vão colocar em cheque tudo o que você conhece sobre engenharia. Não acredita? Confira abaixo!

ROLLING BRIDGE, Londres.
rolling_bridge.1

Projetada pelo designer britânico Thomas Heatherwick, a ponte instalada em 2004 em Paddington Basin contém uma série de cilindros hidráulicos que permite que a estrutura se enrole sobre si mesma, como um caracol, dando acesso aos barcos que passam pelo local. E depois, se desenrole, estendendo a passagem aos pedestres.

HENDERSON WAVES, Cingapura.
timthumb

Sete reforços feitos em aço retorcido criam um aspecto ondulado ao longo dos 274 metros da ponte, oferecendo refúgios com bancos, onde os pedestres podem parar para se sentar. Essa é a ponte mais alta para pedestres em Cingapura e foi construída em 2008 para unir dois parques do sul da ilha.

HIGH TRESTLE TRAIL BRIDGE, Lowa, EUA.
p02n7y7d

A ponte se estende por quase 800 metros, tem 40 metros de altura e se apoia sobre uma série de pilastras de concreto que ficaram conhecidas como “o Stonehenge de Iowa” quando a plataforma original foi removida. Ela foi reinaugurada em 2011 quando o estúdio do designer americano David Dahlquist criou 41 quadrados de aço que foram posicionados em diferentes angulações ao longo da ponte para simular a visão que se tem de dentro de uma mina, em uma referência ao passado minerador da região.

PONTE DE LINGZIDI, Shangzhou, China.
_c_89mTC9CWNHlaDc7b2qLKl7Q3YVddSOxeLYnioQ2HcQBSCMXLoD_8igiHN4ptPXwbH45quRRaNeFlG6xKphPIh0G8lqLl_Rqe

A ponte de Lingzidi foi concluída em 2012 e projetada para facilitar o trânsito sobre o rio que passa perto do vilarejo de mesmo nome. Uma curva liga dois níveis das margens do rio, permitindo que os moradores locais continuem usando o local para pescar, lavar roupa ou nadar. Outro ramal atravessa o rio, ligando o vilarejo a uma fazenda onde muitos trabalham.

PONTE MOISÉS, Fort de Roovere, Holanda
maxresdefault

Feita de madeira à prova d’água e com uma beirada quase nivelada com a superfície do rio, a ponte divide as águas para os pedestres passarem. Ela é praticamente uma ilusão de óptica, pois é invisível à distância e se torna uma trincheira quando vista de cima. Mesmo quando o nível das águas sobe, os visitantes ficam secos, já que um sistema de bombas retira o excesso de água.

FAN BRIDGE, Londres.
maxresdefault

Esta ponte tem sua base em uma das margens de um canal e se abre sobre ele como um leque, estendendo-se para os pedestres. O mecanismo conta com alavancas hidráulicas que dão a ela um aspecto de escultura em movimento.

MELKWEGBRIDGE, Purmerend, Holanda.
Jeroen-Musch_01

Inaugurada em 2012, esta ponte atravessa um canal nesta pequena cidade do norte da Holanda. A estrutura é, na realidade, formada por duas pontes. Uma é um arco que atinge 12 metros acima da superfície da água, permitindo a passagem de barcos e oferecendo aos pedestres uma vista panorâmica da cidade. Já a plataforma inferior tem uma suave inclinação para dar acesso a cadeiras de rodas e bicicletas, e se abre ao meio quando um barco se aproxima.

PONTE SIMONE DE BEAUVOIR, Paris.
Passerelle-Simone-de-Beauvoir2

Esta ponte foi inaugurada em 2006, e suas passarelas entrelaçadas permitem o acesso sobre o Sena por cima das movimentadas avenidas nas margens do rio. Cinco passarelas ligam as diferentes alturas das margens, dando acesso ao um parque. No centro da ponte, uma área coberta oferece sombra e abrigo da chuva.

FONTE: BBC Brasil

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora