As diferenças entre estabilizadores, filtros de linha e nobreak

A rede elétrica que leva energia até as residências e empresas sofre variações e problemas que podem danificar os aparelhos conectados. Para controlar os efeitos dessas variações existem aparelhos com o intuito de minimizar ou até mesmo eliminar por completo as variações. Os principais aparelhos que encontramos são os estabilizadores, os filtros de linha e os no-breaks.

Estabilizadores

A principal função dos estabilizadores é nivelar a tensão elétrica que chega até os aparelhos, com isso os picos de energia tendem a não afetar os aparelhos. São compostos por um fusível de proteção, uma chave seletora de tensão, tomadas de saída e uma chave de liga e desliga.

O objetivo é que caso exista uma variação na tensão o estabilizador entre em ação e a regule para a ideal aos aparelhos conectados. Em casos extremos, onde não seja possível controlar a tensão, o estabilizador queima seu fusível, isso impossibilita que voltagens nocivas cheguem aos aparelhos.

Atualmente, os estabilizadores vêm entrando em descrédito. Devido à evolução dos aparelhos, aos efeitos que podem ter nas tomadas e nos equipamentos e ao surgimento de outros aparelhos que atual melhor na proteção.

Filtro de linha

O filtro de linha é outra forma de proteção contra surtos na rede elétrica. São conhecidos popularmente como “régua”, e equipados com um fusível, varistores, capacitores e indutores. Eles são utilizados com o intuito de evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos conectados, caso seus componentes não consigam controlar a tensão e evitar a passagem, o fusível “queima” interrompendo a passagem da eletricidade.

A atividade conjunta dos varistores, capacitores e indutores controla os picos de voltagem, regulando a passagem de corrente. Além disso, filtram a entrada de altas frequências produzida por alguns aparelhos. Quando aterrados corretamente, os filtros de linha apresentam alto nível de proteção. No entanto, muitos produtos vendidos no mercado não apresentam todos os componentes necessários para a proteção, se portando somente como uma extensão de tomadas.

Nobreak

Dentre os equipamentos de proteção elétrica, as Fontes de Alimentação Ininterrupta, os no break, são os mais completos. Basicamente atuam de maneira similar aos estabilizadores e filtros de linha, mas tem a funcionalidade de armazenarem energia para alimentar os equipamentos em caso de queda da tensão.

Ao receber a energia o aparelho converte a corrente alternada em corrente contínua, para armazenamento na bateria, e em sequência em corrente alternada novamente, para alimentar os equipamentos conectados, liberando energia livre de variações. A energia armazenada, na maioria dos no break, proporciona autonomia de 15 a 20 minutos de funcionamento para os aparelhos conectados, dependendo do aparelho e da quantidade de aparelhos conectados.

Dessa forma, o no break protege os equipamentos contra as variações de tensão e permite que, em casos de queda de energia, não ocorra o desligamento abrupto e trabalhos sejam finalizados e salvos.

*Fonte: http://goo.gl/E7r3wE, http://goo.gl/X5b7ZZ, http://goo.gl/EHm5SU, http://goo.gl/1J0mNQ

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta