Arco Elétrico: guia completo

O arco elétrico nada mais é do que a passagem de corrente elétrica por um meio isolante, como ar, por exemplo. Desse modo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o arco acontece  quando o circuito é aberto e também quando ele é fechado.

Mas para que você entenda mais sobre o assunto, vamos te contar tudo sobre ele, a começar pelas características do arco elétrico. Vamos lá?

Quais as características do Arco Elétrico?

Entre outros fatores, o arco elétrico é proporcional à intensidade da corrente elétrica que passa pelo circuito. Logo, quanto maior  a corrente elétrica, maiores os efeitos causados pelo arco.

Portanto, quando desligamos o disjuntor de uma residência, o arco elétrico também acontece. Contudo, nós não conseguimos ver em função do invólucro que protege o disjuntor.

Sendo assim, para extinguir o arco dentro do disjuntor, existe a câmera de extinção do arco voltaico, que pode conter: óleo, SF6, vácuo ou ar comprimido.

Em outras palavras, os arcos elétricos, quando ocorrem em situações como as citadas anteriormente, são inofensivos, entre tanto, em circuitos em que as correntes são muito altas, os riscos são muito maiores.

Quantos Graus pode chegar um Arco Elétrico

Os arcos elétricos são muito quentes, são a mais intensa fonte de calor na Terra, sua temperatura pode chegar a 20.000 °C. Durante o arco, a corrente elétrica atinge valores muito altos.

Ou seja, em função disso a ocorrência de queimaduras severas é comum a pessoas expostas ao arco voltaico.

O que pode causar um Arco Elétrico

Quando uma corrente elétrica circula por um meio antes isolante, ondas de pressão podem se formar pela expansão do ar, logo,  além de queimaduras pode também provocar ferimentos em função da queda. Desse modo, esses ferimentos são agravados quando o trabalhador está exercendo uma atividade em altura.

Em uma subestação por exemplo, um arco elétrico pode ser provocado, quando uma chave seccionada é aberta sobre carga, ou seja com o circuito energizado.

Sendo assim, sempre que houver risco, o trabalhador deve estar devidamente protegido, inclusive: cabeça, pescoço, braços e antebraços, que na maioria das vezes são esquecidos.

Como se Proteger de um Arco Elétrico

A NR10 (Norma Regulamentadora NR10 do Ministério do Trabalho e Previdência), foi criada para garantir a segurança dos profissionais que atuam direta ou indiretamente com eletricidade.

Dessa forma, ela apresenta um conjunto de medidas e práticas com a finalidade de reduzir a possibilidade de um trabalhador da área elétrica se acidentar. Algumas delas são:

  • Desenergização;
  • Utilização de EPCs e EPIs;
  • Medidas de proteção coletivas e individual

Além disso, estão disponíveis nesse estudo para evitar e reduzir acidentes de profissionais da área elétrica como  exemplo  o acidente com o  arco elétrico.

Acidentes com Arco Elétrico

Conclusão

Agora que você já sabe o que é um arco elétrico e também como evitar que ele aconteça, além de se proteger. Preciso dizer algo muito importante!

A NR10 é uma norma fundamental para manter a segurança de suas atividades na Elétrica. Por isso, conheça nosso curso de NR10 e aprofunde seus conhecimentos sobre eletricidade estática.

Além disso, você sabe o que é necessário para o trabalho em altura? Leia nosso Guia completo NR35 E TRABALHO EM ALTURA. 

E para se aperfeiçoar ainda mais e garantir que seja o melhor eletricista profissional da sua região, clique no botão abaixo e aproveite a oportunidade única!

Picture of Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

raio_icone

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora