A origem da energia elétrica

Para executarmos diversas atividades em nossas vidas necessitamos de energia elétrica. Para usufruirmos da eletricidade é preciso uma estrutura que forneça constantemente energia elétrica, e no Brasil a maior fonte dessa energia tem origem hidráulica.

Nascendo das águas dos rios a fonte de energia hidráulica é gerada a partir de uma usina hidrelétrica. Para ser instalada uma usina o rio precisa ter condições favoráveis, como o volume hídrico, vazão e quedas d’água, sendo assim estudos técnicos e ambientes são realizados antes de realizar a instalação.

A função de uma usina é reter uma parte do rio para formar um reservatório, essa água que fica retida é levada à casa de força, onde estão localizadas as turbinas, que faz com que a energia da água e, movimento se torne energia mecânica. A rotação gerada é transmitida para os geradores, que são os equipamentos que transformam a energia mecânica em elétrica. A água volta ao rio deixando as turbinas através do canal de fuga, enquanto isso a energia produzida pelos geradores vai para a subestação da usina, onde a eletricidade toma as linhas de transmissão do SNI (Sistema Interligado Nacional) e chega aos consumidores.

Toda essa infra-estrutura onde milhares de profissionais estão a todo o tempo envolvidos faz com que a energia elétrica chegue nas residências, para que podemos desfrutar de todas as vantagens e beneficios que utilizamos hoje em nossas vidas.

*Fonte: http://www.edpescelsa.com.br/energia/pesquisadores_estudantes/energia_eletrica/caminhos_energia/caminhos_energia.asp

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta