A importância do técnico de segurança do trabalho

A atividade do Técnico de Segurança do Trabalho é de extrema importância dentro das organizações, para o país, além de representar a segurança física e mental do trabalhador. A primeira regulamentação é datada do final da década de 1980 e durante os anos passou por reformulações e atualizações necessárias às mudanças do ambiente de trabalho, atualmente ela é composta por legislações e normas regulamentadoras dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social.

Dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho de 2011, divulgados pela Previdência Social, apresentaram um número de 711.164 acidentes no ano. No entanto, esses números são maiores, uma vez que essas estatísticas são produzidas a partir dos dados dos trabalhadores contribuintes da Previdência Social, que representam somente um terço da população economicamente ativa. Mas, mesmo em vista a isso, os dados já são alarmantes, uma vez que quase 3 mil trabalhadores foram a óbito nesse ano.

O trabalho do Técnico em Segurança do Trabalho é exatamente nas atividades de prevenção, auxílio e vistoria para que esses números possam ser controlados e reduzidos no ambiente de trabalho. O técnico é formado para realizar a análise do local de trabalho para a aplicação dos meios de prevenção, a partir do uso dos Equipamentos de Proteção Coletiva, adaptações e modificações para a segurança e por fim o uso dos Equipamentos de Proteção Individual. Além disso, ele é responsável por vistoriar a aplicação por parte da empresa das formas de proteção e do uso dos equipamentos necessários pelos trabalhadores. Dessa maneira, o técnico é um dos principais responsável pela segurança diária dentro do ambiente de trabalho.

*Fonte:http://profissoesdefuturo.com.br/mapa-de-profissoes/tecnico-de-seguranca-do-trabalho, http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnico_em_seguran%C3%A7a_do_trabalho,http://www.areaseg.com/seg/,http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=143&template=380.dwt&unit=NONE&testeira=1016, http://www.promerito.com.br/jobdescriptor/cargos/rh/tecseg.htm

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down