A Costa Rica e sua energia renovável

De alguns tempos para cá a Costa Rica tem como meta principal limpar a sua matriz energética. E não é que ela está caminhando bem? Nos primeiros 75 dias deste ano o pais conseguiu utilizar somente energia renovável em seu abastecimento.

Vamos agora explicar como que a Costa Rica foi capaz de realizar tal façanha. Atenção!

O país passou recentemente por um período de fortes chuvas e isso contribuiu para que as represas da Costa Rica ficassem bem cheias. Fora isso, as fontes de energia geotérmica, eólica, solar e biomassa ajudaram o abastecimento energético, evitando assim o uso de combustíveis fosseis. Hoje, 80% da matriz energética do país e comporta cor hidrelétricas e 20% por outras fontes renováveis, sendo que uma das dessas usinas é abastecida pelo vapor de um vulcão que está dormente.

Mas, a situação da Costa Rica é parecida com a do Brasil em um sentido: se falta água, o abastecimento energético fica, e muito, comprometido. Devido a isso, o país vem investindo pesado na energia eólica e na geotérmica e, hoje, tem um programa de energia limpa muito bem fundamentado. Esse programa foca em projetos de implementação de energias renováveis, além de se preocupar em contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta