5 coisas que os pedreiros fazem que atrapalham o serviço de eletricista

 

Bem vindos a mais um TOP FIVE da Engehall.
Hoje vamos falar sobre alguns serviços que os pedreiros fazem que atrapalham demais o serviço de eletricista.

 

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

 

TOP 5

Em quinto lugar: Chumbar a caixinha 4x4 deitada.
Primeiramente, se você é pedreiro, não faça isso, por favor!
Isso atrapalha muito o trabalho do eletricista. Dessa forma, ele vai precisar se virar para encontrar uma solução onde as tomadas fiquem de forma padronizada na instalação. Portanto, é muito importante que as orelhinhas das caixinhas 4x4  fiquem sempre para cima.

TOP 4

No quarto lugar do nosso TOP FIVE, temos uma situação bem comum. Eletricista, você já tentou passar a sonda e não conseguiu porque a emenda estava caprichada, feita com pedaço de eletroduto? Pois é.
Um serviço que seria feito em 1 minuto acaba durando horas. Além disso, encontrar onde está a obstrução, quebrar a parede, colocar uma luva de emenda, leva um bom tempo.

TOP 3

Outro serviço que a maioria dos pedreiros fazem, e que atrapalha muito a vida de um eletricista, é o tal do duto que não liga em lugar nenhum. Essa daí ocupa nosso terceiro lugar no TOP FIVE.  Se a obra tem um projeto, o que custa seguir direitinho?! Ou pelo menos fazer um desenho de como ficou a tubulação por cima da laje.  O eletricista chega na obra pra tentar sondar e não tem ligação nos cômodos. Com isso, ele precisa furar a laje, quando é possível,  e passar um tubo novo. As vezes é até preciso dar uma volta imensa pra conseguir passar um circuito.

TOP 2

O segundo lugar da nossa lista de 5 situações que os pedreiros fazem nas obras que atrapalham  os eletricistas, vai para a instalação da tal “mangueira” de ½” polegada.
Se por acaso você esta fazendo uma construção em que o eletricista ainda não foi contratado, utilize no mínimo, eletroduto de ¾” para distribuição interna. Esquece o tal conduite de meia ! Quem quebra pra embutir meia, coloca três quartos também. Se vai concretar uma laje, o três quartos não vão gastar mais concreto não. Isso facilita muito a vida de um eletricista.

TOP 1

O nosso primeiro lugar é para aquela recomendação que o pedreiro faz de instalar um QDC menor do que o necessário. A maioria deles não sabe da obrigatoriedade do DR e do DPS, e tão pouco vai saber da quantidade de circuitos que terá ali na instalação.

Na maioria dos casos, o eletricista precisa quebrar tudo e trocar o quadro. Quando o QDC está instalado na cozinha temos um problema maior ainda. Normalmente as cozinhas são azulejadas, e quebrar a parede para instalar um QDC maior pode causa um tremendo problema.

Em um quadro monofásico, por exemplo, apenas para proteção dos circuitos, utilizamos 2 espaços para DPS, 2 espaços para o DR. Se usarmos o DR para proteção geral da edificação e 1 espaço para o disjuntor geral, totalizamos 5 espaços, dos 8 espaços disponíveis. Sem contar  os disjuntores para iluminação, tomadas, chuveiros etc. Então o mais recomendado é no mínimo um QDC de 24 chaves. Quando estamos falando de uma residência pequena, lembrando que isso é só um chute em cima da minha experiência mesmo, beleza?

Agora, conta pra gente, qual outro trabalho que o pedreiro faz que, na sua opinião, atrapalha o serviço de eletricista?

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down