Bem vindos a mais um TOP FIVE da Engehall.
Hoje vamos falar sobre alguns serviços que os pedreiros fazem que atrapalham demais o serviço de eletricista.
AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito
A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
TOP 5
Em quinto lugar: Chumbar a caixinha 4×4 deitada.
Primeiramente, se você é pedreiro, não faça isso, por favor!
Isso atrapalha muito o trabalho do eletricista. Dessa forma, ele vai precisar se virar para encontrar uma solução onde as tomadas fiquem de forma padronizada na instalação. Portanto, é muito importante que as orelhinhas das caixinhas 4×4 fiquem sempre para cima.
TOP 4
No quarto lugar do nosso TOP FIVE, temos uma situação bem comum. Eletricista, você já tentou passar a sonda e não conseguiu porque a emenda estava caprichada, feita com pedaço de eletroduto? Pois é.
Um serviço que seria feito em 1 minuto acaba durando horas. Além disso, encontrar onde está a obstrução, quebrar a parede, colocar uma luva de emenda, leva um bom tempo.
TOP 3
Outro serviço que a maioria dos pedreiros fazem, e que atrapalha muito a vida de um eletricista, é o tal do duto que não liga em lugar nenhum. Essa daí ocupa nosso terceiro lugar no TOP FIVE. Se a obra tem um projeto, o que custa seguir direitinho?! Ou pelo menos fazer um desenho de como ficou a tubulação por cima da laje. O eletricista chega na obra pra tentar sondar e não tem ligação nos cômodos. Com isso, ele precisa furar a laje, quando é possível, e passar um tubo novo. As vezes é até preciso dar uma volta imensa pra conseguir passar um circuito.
TOP 2
O segundo lugar da nossa lista de 5 situações que os pedreiros fazem nas obras que atrapalham os eletricistas, vai para a instalação da tal “mangueira” de ½” polegada.
Se por acaso você esta fazendo uma construção em que o eletricista ainda não foi contratado, utilize no mínimo, eletroduto de ¾” para distribuição interna. Esquece o tal conduite de meia ! Quem quebra pra embutir meia, coloca três quartos também. Se vai concretar uma laje, o três quartos não vão gastar mais concreto não. Isso facilita muito a vida de um eletricista.
TOP 1
O nosso primeiro lugar é para aquela recomendação que o pedreiro faz de instalar um QDC menor do que o necessário. A maioria deles não sabe da obrigatoriedade do DR e do DPS, e tão pouco vai saber da quantidade de circuitos que terá ali na instalação.
Na maioria dos casos, o eletricista precisa quebrar tudo e trocar o quadro. Quando o QDC está instalado na cozinha temos um problema maior ainda. Normalmente as cozinhas são azulejadas, e quebrar a parede para instalar um QDC maior pode causa um tremendo problema.
Em um quadro monofásico, por exemplo, apenas para proteção dos circuitos, utilizamos 2 espaços para DPS, 2 espaços para o DR. Se usarmos o DR para proteção geral da edificação e 1 espaço para o disjuntor geral, totalizamos 5 espaços, dos 8 espaços disponíveis. Sem contar os disjuntores para iluminação, tomadas, chuveiros etc. Então o mais recomendado é no mínimo um QDC de 24 chaves. Quando estamos falando de uma residência pequena, lembrando que isso é só um chute em cima da minha experiência mesmo, beleza?
Agora, conta pra gente, qual outro trabalho que o pedreiro faz que, na sua opinião, atrapalha o serviço de eletricista?