5️⃣ NORMAS POUCOS CONHECIDAS PELOS ELETRICISTAS 👀

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3dQ9jzR
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3aFjJQD
------
Meus queridos!!! Sejam todos muito bem vindos a mais um TOP FIVE aqui da Engehall…
Você saberia me dizer “Quantas NORMAS TÉCNICAS existem atualmente no Brasil?”
E vou além, você sabe “Quantas dessas são específicas para nossa área elétrica?”

Cara confesso que essa pesquisa sobre normas foi uma novidade pra mim, então já quero dar os parabéns para a equipe de redação da Engehall, afinal vocês superaram minhas expectativas no quesito “show de informações”, agora eu vou me virar aqui pra apresentar esse conteúdo pra vocês, bora pra aula!

Então turma, respondendo a primeira pergunta, de acordo com o site da ABNT, em 2020 tínhamos no Brasil, 8593 normas técnicas em vigor, tá maluco é coisa de mais....

Mas aí nós queríamos saber de quantas, dentro dessas quase 8600 aí, são especificamente para a área elétrica, e infelizmente não conseguimos essa informação. Inclusive se alguém tiver uma ideia melhor de como descobrir isso, compartilhe conosco aí nos comentários!

Bom, as normas mais conhecidas entre nós eletricistas que estão em vigor no Brasil são a NBR 5410 (instalações elétricas de baixa tensão),
NBR 14136 (Padrão Brasileiro de plugues e tomadas)
e a NBR 5419 (SPDA).

Mas também tem duas antigas que a galera sempre lembra, mas não estão mais em vigor
NBR 5413 (iluminância de interiores),
NBR 5444 (Simbolos eletricos)

Bom deu pra notar um certo padrão aí já, basicamente a grande maioria das normas de instalações elétricas começam com o número 54, tem outras claro, isso aí aparentemente é por ordem de publicação, temos algumas outras começando pelo número 14, mas são mais novas , mas uma coisa a gente deduziu, a turma da elétrica trabalhou bastante nessa época dos números 54 ai pra produzir uma boa quantidade de norma né, enfim chega de papo, vamos começar a falar das tais normas desconhecidas.

TOP 5: NBR 10898. Esta norma técnica trata sobre o sistema de iluminação de emergência. Você é daqueles que acham que é só colocar um bloco autônomo e tá tudo certo? Se enganou meu amigo… tem uma norma específica para isso... Inclusive já fizemos um vídeo recente sobre este tema aqui no canal, depois dá uma busca no youtube ai por “iluminação emergência engehall” que você acha mais sobre esse assunto.
TOP 4: NBR/ISO 8995. Esta norma técnica trata sobre Iluminação em Ambientes de Trabalho. Sempre que você for projetar ou executar um projeto, se atente a esta norma. Já levei um baita prejuízo por causa dela, e também falei isso em outro vídeo aqui do canal também. Essa norma veio substituir a famosa NBR 5413, que na minha opinião era mais intuitiva, só que segundo a ABNT ficou desatualizada e foi melhor incorporada na ISO 8995.

TOP 3: IEC 60417 e IEC 60617. Essas duas aí logicamente não são brasileiras e confesso também que já consultei algumas coisas lá e não achei tão intuitiva assim não. Atualmente elas substituem a velha NBR 5444, norma técnica que tratava sobre Símbolos Elétricos para Instalações Elétricas Prediais. E mesmo após ter sido cancelada em 2014, ela ainda é utilizada por muitos projetistas, eu mesmo acho que é uma norma tão didática que nunca deveria ter sido cancelada, mas fazer o que.

Só que aí uma curiosidade: Quais problemas eu posso ter se optar usar símbolos de uma norma cancelada André? Nenhum se você elaborar projetos e colocar legendas. Eu particularmente gosto de seguir o mais usual, círculo para iluminação, traço para dutos, triângulo para tomadas, etc. Mas se você fizer diferente disso é só identificar todos os símbolos na legenda e sucesso, todo mundo vai entender!

TOP 2: NBR 15465. Esta norma técnica trata sobre Sistemas de Eletrodutos Plásticos para instalações elétricas de baixa tensão. É esta norma técnica que especifica os requisitos de desempenho para eletrodutos plásticos rígidos ou flexíveis de seção circular, podendo estes estar embutidos, enterrados ou aparentes e por aí vai. A diferença é que essa norma é mais voltada para os processos de fabricação dos eletrodutos, mas ela fala muito sobre metodologia de instalação, por isso acho interessante os eletricistas darem uma vasculhada nela.

Agora como TOP 1: Arrisco a dizer que muitos não conhecem e muito menos procuraram saber se elas existem de verdade!
Sim, estou falando das normas técnicas das concessionárias de energia.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram