4 PASSOS para descobrir FASE, NEUTRO E TERRA na TOMADA
Você já chegou na frente de uma tomada e não conseguiu descobrir qual lado era a fase, qual ponto era o terra, e qual era neutro?
Sabia que apenas usando um multímetro é possível fazer essas medições sem correr nenhum risco de choque elétrico?
AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito
A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
Vamos te ensinar os 4 passos simplificados para identificar os cabos de FASE, NEUTRO E TERRA em uma tomada ou em uma caixa de passagem. Para isso, vamos usar apenas um multímetro ou um alicate amperímetro.
O que diz a NBR-14136
A NBR-14136 é a responsável por regularizar o padrão de plugues e tomadas.
Sendo assim, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA.
A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica. Em uma instalação bifásica, é só imaginar a outra fase no lugar do neutro.
A instalação monofásica é mais comum, por isso vamos utiliza-la como padrão. Mas, se você não souber como essa tomada instalada, fique atento aos passos a seguir:
1º PASSO:
Para este teste vamos usar um alicate amperímetro, colocando ele na escala de tensão. Caso você queira usar o multímetro com mais de uma escala, dê preferência a maior escala de medição de tensão.
2º PASSO:
Conecte as pontas de prova nos dois bornes laterais da tomada e verifique qual a tensão naquele circuito, no nosso caso temos um circuito de tomadas 127V, pois deu um valor aproximado a isso.
“Mas como que vou saber qual borne é FASE, qual é NEUTRO e qual é TERRA?”
3º PASSO:
Retire uma das pontas de prova da tomada e encoste a um ponto aterrado, pode ser na parede mesmo, mas mantenha a outra ponta conectada na tomada.
Note que o multímetro apresentou o valor aproximado de 17 volts. Agora vamos repetir o teste trocando de bornes na tomada, e desta vez o valor foi de aproximadamente 0.18 volts.
Diante desses números podemos afirmar que, no borne que apresentou o maior valor está a FASE, e no borne com valor menor está o NEUTRO.
Ao invés de usar a parede como ponto aterrado posso pegar uma das pontas de prova na mão sem correr risco? O multímetro irá oferecer uma certa proteção ao operador.
Mas para garantir 100 %, é preferível aterrar a outra ponta na parede ou em alguma estrutura 100 próxima ao invés de usar o próprio corpo né.
Outro detalhe; como em muitas concessionárias brasileiras, o neutro já vem aterrado do padrão, os valores no borne do NEUTRO e TERRA tendem a ser iguais.
Então se o instalador conectou errado, você só vai descobrir testando o funcionamento do aterramento.
4º PASSO:
Primeiro detecte a tensão na tomada. Em seguida, vá ao quadro de distribuição, localize o disjuntor do circuito que você está testando e desligue-o. Volte a tomada e confirme se realmente está desligada.
Pegue um pedaço de cabo e faça um jumper da fase para o possível ponto de aterramento. Mas não se esqueça que deve estar desligado, pois pode haver fuga na corrente.
Depois volte ao quadro. Coloque o multímetro na escala de continuidade e faça o teste de continuidade entre o borne de saída do disjuntor, que está desligado, e o barramento de terra do quadro.
- Se der o beep é porque o aterramento está conectado e funciona corretamente.
- Se não der o beep há algo de errado no circuito.
Não esqueça te tirar o jumper da tomada antes de reenergizar o circuito ok?
Se não der continuidade, será necessário abrir a tomada para conferir as conexões.
Na pior das hipóteses ter acesso aos cabos, pois poderá estar rompido dentro da tubulação, aí tem que trocar.
Conheça o Curso de Eletricista Instalador
Lembrete final
É importante lembrar que os testes que ensinamos servem para tanto para tomadas simples, quanto duplas ou triplas, desde que elas se enquadrem na norma NBR-14136.
Uma dúvida recorrente é se o DR não irá atuar ao jumpear a fase com o terra. Nesse caso, se o disjuntor estiver desligado não irá atuar.
Se ele estiver ligado, o DR vai acusar a fuga.
Da mesma forma, também é importante conhecer as normas regulamentam a segurança e prevenção de acidentes.
Você sabe o que é Nr10?
Clique no botão abaixo e conheça também o curso de eletricista profissional da Engehall.