10 tipos de Luvas de Segurança para proteção das mãos

Luvas de segurança oferecem ótima proteção para as mãos dos trabalhadores contra diversos tipos de risco, como abrasão, perfuração, corte, riscos mecânicos, químicos e biológicos. O risco deve ser avaliado para cada tipo de atividade, além disso, o tamanho das mãos do usuário também precisa ser considerado.

luvas de segurança

Existe no mercado, diversos tipos de materiais, com diferentes tamanhos e texturas. Além de que, cada vez mais são desenvolvidas luvas específicas para diferentes tipos de proteção das mãos, como no caso de luvas próprias para indústria mecânica e outras para a química.

As luvas precisam ser desenvolvidas de modo a favorecer o manuseio de pequenos objetos e ao mesmo tempo oferecer proteção contra os riscos, aliando durabilidade, conforto e até o custo-benefício.

Luvas de Segurança feita em couro ou tecido

Em couro (vaqueta/raspa) ou em tecido (algodão/lona), este tipo de luva pode proteger contra riscos mecânicos, quando em couro ou tecido, e também podem oferecer resistência térmica, quando feita em couro.

São mais utilizadas quando há riscos de contato com agentes abrasivos e escoriantes, como operação de máquinas e atividades manuais como corte, transporte, lixamento e manuseio de chapas metálicas, coletas de lixo, dentre outras.

Luvas de Segurança em malha de aço

Este EPI tem alta resistência mecânica, protegendo contra agentes cortantes. Estas luvas precisam ser inoxidáveis, sem que haja possibilidade de corrosão. O aço deve ter boa qualidade, de modo que se obtenha maior resistência e menor peso, os elos devem ser trançados e soldados.

Estas luvas de proteção são usadas em abatedouros, açougues, peixarias, frigoríficos, e também quando há riscos de contato com objetos cortantes.

Luvas de Segurança em polietileno e para-aramida

Estes tipos de luva também oferecem ótima resistência mecânica. Podem inclusive ser usadas em conjunto com outras fibras, como elástico ou fio de aço inoxidável. Estas luvas de proteção protegem contra riscos de abrasão, dilaceração e corte.

Em montagens de pequenas peças eletrônicas as luvas utilizadas com fio elástico permitem boa precisão nos movimentos. Já as luvas com o fio de aço inoxidável, é mais comum em trabalhos com chapas cortantes ou atividades com lâminas.

Luvas de Segurança em couro tratado, fibras aramidas, tecidos mistos e cerâmicos

Estas luvas impedem a ocorrência de queimaduras em exposições de extremas temperaturas, como no caso em atividades de manuseio de peças aquecidas.

São utilizadas em fornos, injetoras de plástico, fundição, padarias, estufas, soldagens, e outros contatos com agentes térmicos, em exposições ao calor a partir dos 48C.

Luvas de Segurança em algodão ou nylon com tratamento químico

Estas luvas sofrem tratamento químico na palma da mão com borracha vulcanizada, pó, nitrílico, latex e outros. São produzidas com malha de algodão ou nylon.

Resistentes à abrasão, perfurações e rasgos, as luvas de algodão com borracha vulcanizada são indicada para vários setores. No caso das luvas de proteção de nylon banhadas, tem a grande vantagem de permitir o manuseio de pequenas peças oferecendo alta resistência mecânica.

Luvas de Segurança em pvc, natural, neoprene, nitrílica, viton e outros

Indicadas em atividades em que o trabalhador tem contato com produtos químicos. Estes tipos de luvas devem conter informações do fabricante contendo indicações de quais substâncias podem ser manuseadas.

Muito utilizada em indústrias farmacêuticas, tintas, adesivos, vernizes, petroquímicos, cosméticos e várias outras em que há manipulação de produtos químicos.

Luvas de Segurança isolantes de borracha

Protegem contra choques elétricos. Muito usadas no setor elétrico e em indústrias quando há contato com eletricidade.

Luvas de Segurança em látex, nitrílica ou PVC

Tem objetivo de proteger contra agentes biológicos. As luvas em PVC ou nitrílicas são utilizadas apenas para procedimentos não cirúrgicos. As luvas de látex são utilizadas tanto para procedimentos cirúrgicos quanto para procedimentos não cirúrgicos.

Os profissionais que as utilizam são: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, profissionais que atuam em laboratórios. Sempre usadas em procedimentos da área médica, hospitalar e odontológica.

Luvas de Segurança de couro ou fibras de material interno (palma) em polímero

Estas luvas possuem polímero especial na parte interna, para que as vibrações sejam isoladas. Na parte externa a luva é em vaqueta ou fibras.

São indicadas para atividades em que há vibrações de equipamentos como motosserras, marteletes, entre outros.

Luvas de Segurança de borracha com chumbo

São feitas em borracha equivalente a chumbo de 0,50 mm PB. De modo que o usuário tenha conforto e total movimento.

Na área da saúde, com estas luvas, as mãos são protegidas de radiações ionizantes, principalmente em atividades com raios-x.

luva de borracha e chumbo

Dicas

- Verifique sempre as orientações do fabricante quando ao uso, conservação e higienização das luvas.

- A luva deve ser retirada pelo punho e virada ao avesso. De modo que a parte interna seja ventilada, permaneça seca e evitando também a proliferação das bactérias.

- Não é recomendado a lavagem industrial. Sendo que pode ser usado água corrente e sabão neutro. A secagem deve ser feita na sombra.

- A durabilidade vai depender do risco em que a luva será exposta, das atividades executadas e a frequência, além da quantidade de produtos químicos que entra em contato.

Lembre-se sempre de avaliar as propriedades químicas de cada Luva de Segurança para escolher o EPI certo.

 

Fonte: Super Guia de Proteção

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down