05 PARAFUSOS mais USADOS pelos ELETRICISTAS 🔩

Existe uma infinidade de parafusos no mundo, mas você sabe qual os 5 parafusos mais usados pelo eletricista?

No vídeo de hoje vou mostrar 5 modelos que a gente mais usa aqui na Engehall e também vou explicar as diferenças e aplicação de cada um deles.

 

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

 

 

Em primeiro lugar tem o parafuso phillips e fenda, que podem ser utilizados em diversas aplicações, quadros dentre outras coisas em superfícies sólidas. Nossa preferência é o phillips pois tem um melhor contato para aperto, e temos eles de vários milímetros e tamanhos, vai da sua aplicação, além de várias outras medidas. Utilizamos eles quando a caixinha das tomadas e muito funda e precisamos de um parafuso maior mais comprido.

Segundo, parafuso e o autobrocante, também conhecido como ponta-broca ou apenas brocante, tem como principal característica a ponta com geometria de uma broca, que proporciona a capacidade de executar o furo e o rosqueamento em uma única aplicação.

Esse tipo de parafuso é muito utilizado na construção civil, incluindo a fixação de coberturas e telhas, estruturas metálicas, placas de gesso e paredes de drywall.

Em terceiro lugar, parafusos para Drywall. Como ele tem a ponta bem fina, serve para prender várias coisas em gesso e no próprio Drywall.  Esse modelo aqui é bom até mesmo para parafusar tomadas quando falta parafuso, ele é muito bom pra isso também.

Quarto lugar parafuso com porcas e arruelas  ou barras roscáveis. Utilizamos muito para colocar lustres, luminárias e refletores, além de ser utilizado por várias áreas da construção civil, temos os parafusos cabeça phillips, fenda e sextavada, depende da sua preferência, lembrando se de usar se possível de inox para evitar que o parafuso e ou a barra rosável enferruje ficando feio o serviço.

Quinto lugar parafuso sextavado para buchas em alvenaria e madeira para furos de diversos mm varia da aplicação, além de ser muito utilizado ele é bem forte pois possui 6 pontos de aperto em sua cabeça e aguenta muita força, alguns modelos aguentam de 15 a 25 N-m de força em sua cabeça.

Show de bola em turma, agora quero saber de você, na sua opinião, faltou algum parafuso que não mostramos neste vídeo aqui e você usa bastante?

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down