05 Gambiarras que não deram certo

Esse é mais um episódio da nossa série "Pica o Pé no Pica Fio". Mais uma vez você vai se surpreender com a quantidade de serviços errados que vemos por ai. E o melhor: ainda vai aprender dicas técnicas incríveis. Confira as 5  gambiarras que não deram certo.

 

 

Rapaz, esses Pica fio me surpreendem a cada dia: ou eles estão evoluindo ou estão enlouquecendo de vez. Cada dia que eles saem de casa, eles devem pensar, o que vamos aprontar hoje? Nessas horas, as mentes brilhantes da Eletricidade como Edison, Tesla, Faraday, Franklin, estão tremendo e revirando em seus túmulos .

Enfim, separamos alguns casos bizarros que os PICA FIOS passaram dos limites. Temos um TOP five das 5 gambiarras.

05 Gambiarras que não deram certo

 05° Lugar

Olha a pérola que o Charlão encontrou. Quando acabou assim o pica fio resolveu por conta própria economizar no material para o cliente e passou a mangueira de água mesmo no lugar, isso mesmo, aquela mangueira que o pedreiro usa como nível ou a mangueira de jogar água na massa de concreto,

E, para nossa surpresa, ao ir passar a sonda, encontramos essa belezura dentro da parede, para piorar, (se é que pode piorar), ele resolveu concretar os cabos na parede bem como tampar a saída do eletroduto, meu Deus do céu.

Gente, isso aí tá na cara que é gambiarra, isso é descaso de mais. Ao fazer emendas em dutos, usem sempre a mesma qualidade de tubulação, e de preferência faça emendas usando luvas apropriadas para dutos, fora isso uma boa prática é usar sempre conduites de no mínimo ¾ polegadas, menos que isso é doloroso de mais viu.

 04° Lugar

Rapaz, temos aqui uma dupla conexão de chuveiro ou quem sabe até a nova forma de instalar conectores em cascata. Em vez dele quebrar a parede, embutir um eletroduto, colocar uma caixa de passagem ou trocar o cabeamento para o comprimento adequado, ou porque não fazer uma emenda de prolongamento adequada, ele preferiu usar dois conectores de porcelana, e ainda por cima deixou tudo por fora da parede, a não sinceramente, é umas coisas assim que dá vontade de picar o pé no pica fio né não.

É claro que em partes da pra entender a ideia, porque é bem comum dos cabos do chuveiro ficarem curtos e os da instalação também né, mas aqui pra nós, existem diversas formas de fazer uma instalação de chuveiro bem feita né, essa aí definitivamente não é uma delas .

Inclusive já quero reforçar o convite pra você participar comigo da 4ª edição da semana Eletricista Profissional que acontece já esse mês. O link para se cadastrar e também para entrar no meu grupo vip de whatsapp está logo na descrição aqui. Se inscreva neste evento e dê mais um grande passo para se tornar um eletricista profissional muito mais seguro e confiante.

 03° Lugar

Meu Deus, esse pica fio aqui resolveu por conta própria reescrever a NBR-5410. Isso mesmo! Ele decidiu que pode passar cabo de alumínio dentro do eletroduto, vindo com os cabos multiplexados ou multiplex lá do QM para o QDC. Além disso os cabos são tão rígidos em um QDC tão apertado que virou esse ninho de guacho .
Rapaz, não brinca com isso, pica fio, vem aqui para a Engehall buscar conhecimento meu amigo.

Gente, já fiz vídeo sobre esse assunto, cabo de alumínio dentro de tubulação ou enterrado no solo não é recomendado, o material além de não ser maleável possui propriedades diferentes do cobre que são adequados para esse fim, tem inúmeras formas corretas de emendar os dois. Não se esqueçam, alumínio, rede aérea, exposta ao tempo, cobre, redes embutidas, sempre ok?

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura. 

Escrito por: Eduardo Miranda dos Santos

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.

chevron-down