05 ERROS do ELETRICISTA que DEIXA a instalação ELÉTRICA mais CARA!🤦‍♂️

👉 Faça parte do grupo: https://ift.tt/35XaLeK

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/2TgOhmf
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3h0DnKs
------
Fala meus queridos, sejam todos muito bem vindos a mais um TOP FIVE aqui da Engehall!

Bom, lamento informar mas listamos para o vídeo de hoje, cinco erros dos eletricistas que deixam a instalação elétrica do cliente mais cara!
É meu amigo, hoje é o dia de separar os homens dos meninos, hoje a gente separa os profissionais de verdade dos pica fio da vida aí! Bora pra aula?

O PRIMEIRO ERRO do camarada que se diz eletricista é começar uma infraestrutura elétrica, ou seja a parte de tubulação, seja ela de embutir ou sobrepor, sobre a laje ou não, sem acompanhar o projeto elétrico caso tenha, ou caso contrário ao menos ter feito um desenho dos ambientes da obra.

Se ele não fizer isso, não vai ter uma visão geral da disposição dos cômodos e vai tubular o imóvel de forma gradativa, ou seja, vai no olho mesmo, vai apenas ligando os dutos nas caixinhas e como ele é precavido, na maioria dos lugares ele deixa sempre dois caminhos pra chegar com a fiação, se um entupir, depois tem outro

Gente gente, começar uma instalação elétrica sem planejamento é gasto desnecessário de material na certa. Para resolver esse problema eu recomendo sempre dar uma conferida na distribuição dos dutos no projeto, ou caso não tenha projeto, faça ao menos um desenho que a gente chama de croqui, daquela obra e de como vai ser a distribuição elétrica sobre os cômodos, já pensando em cada ambiente, como será a divisão de circuitos, e por aí vai.
Recapitulando então, o primeiro erro está em “Fazer a tubulação elétrica sem antes ter planejado como ela vai ser”, ok?

O SEGUNDO ERRO do zé faísca que se acha eletricista porque já perdeu as contas de quantos km de fio ele já puxou nessa vida, é o dimensionamento!
Posso dizer que boa parte dos autônomos que estão no mercado não sabem dimensionar por dois motivos: 1 - Preguiça de fazer conta, 2 - Não fez o curso de eletricista da Engehall
Bom, brincadeiras à parte, no nosso curso eu ensino a dimensionar uma casa e mostro as ferramentas que usamos atualmente para nos ajudar nessa parte, se você tem interesse em se tornar meu aluno, aguenta firme aí que tenho uma novidade pra te contar sobre um grupo vip de zap que to montando aí, segura firme daqui a pouco falo mais!
Mas voltando no ponto do dimensionamento, o erro mais grotesco que vejo de alguns eletricistas ai é novamente o excesso de precaução!
Por exemplo, a norma fala que a secção mínima para circuitos de iluminação é de 1,5mm², e a gente sabe que em média esses cabos suportam uns 15A.
Aí o eletricista por conta própria dimensiona para ligar lâmpadas, cabos de 2,5mm², que em média suportam uns 20A e na maioria dos casos vai se usar lâmpadas LED que pra chegar em 20A tem que ser muita coisa, posso te falar que precisa de mais de 150 lâmpadas comuns pra dar isso!
A diferença de preço no metro destes cabos é de quase 1 real, se você gastar 2 rolos de 100m de cabo 2,5mm² para iluminação, sendo que o 1,5mm² suportaria na maioria dos casos, você vai pagar quase 200 reais a mais só por esse erro grotesco do zé faísca que você contratou!
Agora imagina um erro de dimensionamento nos cabos de alimentação da sua casa, um cabo 16mm² de uma marca de qualidade por exemplo tá custando mais de 15 reais o metro, vai dando mole ai pra você ver onde vai parar!

Bom se chegou até aqui e esses dois erros estão fazendo sentido pra você, já vai compartilhando esta aula com aquele amigo seu que está construindo para servir de alerta, ele abrir o olho e não contratar o primeiro pica fio da esquina para realizar a instalação elétrica dele não, porque o…

TERCEIRO ERRO é um clássico do profissional contratado a prestação.
Cara isso é muito comum de obra, você põe o cara pra trabalhar lá e o dia inteirinho que Deus deu ele te liga pra pedir material picado! Ai meu Deus, o que tenho a dizer desse aí bicho, literalmente o cliente vira a babá do eletricista. Toda hora tem aquela encheção de saco falando que faltou cabo na obra, faltou a tomadinha da sala, faltou isso, faltou aquilo.
E digo mais, isso piora quando o eletricista ainda tá com mais de uma obra, se falta material numa obra ele para o serviço e parte pra outra, e nisso fica num vai e volta, perdendo tempo de deslocamento, perdendo grana, e o pior fazendo com que o cliente gaste mais grana também!

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down