Facebook Megatron:
https://ift.tt/3CEPqpw
Instagram Megatron:
https://ift.tt/2VJL9kb
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/2VLHAKn
——
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3xArcJt
——
Sejam muito bem vindos ao segundo episódio da quarta temporada da série direto da obra com a Engehall, e nesta temporada estamos realizando a instalação elétrica de um galpão comercial de médio porte, na região metropolitana de Belo Horizonte.
No episódio de hoje vamos mostrar a chegada e a entrega da bobina de 200 metros do cabo quadruplex de 50mm² que pedimos especialmente para esta obra. Devido a essa distância optamos usar os cabos multiplexados de alumínio e claro, tivemos de tomar algumas decisões para fazer boas conexões, garantir a tração entre os postes e vários outros “imprevistos” já previstos.
Agora te pergunto, você sabe me dizer o que é um cabo multiplexado de alumínio?
Pra que ele serve? Seu uso é permitido pela NBR 5410? Eles podem ser enterrados?
São muitas as dúvidas que giram em torno destes cabos, principalmente os fabricados em alumínio, e no vídeo de hoje tentaremos elucidar um pouco mais sobre o uso deste tipo de cabo e explicar o porque optamos pelo uso de cabos de alumínio para alimentar este galpão comercial.
E aguente firme até o fim do episódio, pois tá rolando uma campanha cultural por aí para testar a sua capacidade técnica, fica tranquilo que explico mais detalhes daqui a pouco.
Para início de conversa, vamos entender o que são cabos multiplexados, ou simplesmente cabos multiplex!
Os cabos multiplex são aqueles cabos que vemos no ramal de ligação do poste ao padrão de entrada. Basicamente estes cabos são fornecidos em 3 tipos: dúplex (com dois condutores para redes monofásicas), triplex (com três condutores para redes bifásicas) e quadruplex (com quatro condutores para redes trifásicas).
O que irá diferenciá-los visualmente é a quantidade de cabos de fase que irá circundar o condutor neutro. Basicamente esses condutores já são trançados (ou pré reunidos), no duplex temos dois cabos trançados, no triplex três, e no quadruplex quatro cabos. Uma observação é que o condutor neutro você pode escolher se ele vem nu ou isolado, na maioria dos cabos que eu vi o neutro não tem isolação, isso o deixa mais barato e por ser neutro não há risco.
Eles são muito utilizados em redes aéreas pela facilidade de instalação e pelo seu baixo peso em relação aos cabos de cobre, diminuindo bastante o custo das estruturas e lógico, o fato do alumínio ser mais barato do que o cobre explica sua vasta aplicação.
Em redes mais antigas é comum a gente ver os cabos de alumínio passando separados uns dos outros e ao longo da linha conseguimos ver até os separadores né. Nesse caso todos os cabos são nus, sejam eles de fase ou neutro, no caso do cabo multiplexado não há necessidade de tamanha estrutura.
Bom, provavelmente vocês têm várias dúvidas referentes à utilização de condutores de alumínio, e sim, vou tirá-las até o fim desta aula. Mas agora vamos comigo fazer uma visitinha na obra, gravei a chegada do material na Engehall e também a entrega do cabo quadruplex de 50mm² que a Megatron mandou pra gente especialmente para essa obra do galpão, bora ver?
Tá visto então meu querido, que essa empreitada aí não será brincadeira né. Mas vamos então as três dúvidas mais comuns que nossos alunos têm a respeito dos condutores de alumínio.