🤷‍♂️ Seria correto “Crimpar cabo rígido”? Só PESQUISANDO pra SABER!🧐

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3a39VQ8
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3tbKOlV
------
Fala meus queridos! tudo massa?

Me responda uma coisa… você sabe porque sempre fazemos e claro também recomendamos crimpar a ponta dos cabos elétricos usando terminais?

Bom, nosso aluno Leonardo Martins do curso Eletricista Profissional aqui da Engehall, enviou a seguinte pergunta para o nosso suporte: “Preciso fazer a crimpagem também quando o cabo for rígido?"

E aí, na sua opinião, crimpar cabo rígido seria uma IDEIA MALUCA? Só pesquisando e testando pra saber né...

Então turma, sabemos que na área de elétrica, as conexões são utilizadas em uma porrada de situações. E para cada uma destas situações, a norma é clara dizendo que “estas conexões devem assegurar uma fixação mecânica e elétrica confiável”

Porém tem um detalhe que acaba passando despercebido, que é a possibilidade de oxidação nessas conexões. vocês já devem ter visto em alguma emenda ou até mesmo no disjuntor que o cobre do fio ficou verde, então, esta é a oxidação.

“Oxidação em cabo de cobre André?” Isso mesmo turma!!! O cobre, em contato com o oxigênio, sofre oxidação, ficando com aquela cor meio esverdeada, chamada AZINHAVRE, mais conhecida como “ZINABRE”.

E essa informação está disponível pra consulta em fontes confiáveis na internet, como mundoeducação, brasilescola, infoescola e achei até uma tese de mestrado do Instituto Federal de Goias - IFG. Então pra mim isso tá mais que provado que sim o cobre também sofre oxidação, popularmente conhecido como ZINABRE.

Mas aí vem a questão principal, como os terminais são revestidos com uma fina camada de estanho aplicada eletroliticamente, eles criam uma proteção maior na parte exposta do fio, com isso a chance de "ENZINABRAR"... enfim a chance de oxidação diminui drasticamente em um cabo crimpado, sendo ele rígido ou não.

Mas assim turma, confesso que antes dessas pesquisas eu achava uma ideia maluca crimpar cabo rígido, pra mim era gasto desnecessário, afinal mecanicamente não tem diferença nenhuma, ele já é rígido então oferece ótima conexão nos bornes. Mas após essa pesquisa do ZINABRE, eu mudei de opinião. Então, respondendo a nosso aluno Leonardo, SIM, é uma boa Crimpar o cabo rígido. Assim você protege o cabo da oxidação e assim ao mesmo mantém uma boa conexão elétrica, resumo da ópera: Crimpar cabo rígido não é uma IDEIA MALUCA, mas sim uma proteção adicional.

Mas ATENÇÃO: Antes que comece o mimimi por causa do estanho no conector e a turma começar a brigar aí que então deveria soldar as pontas dos cabos também, se acalmem, o conector é de cobre e possui uma fina camada de estanho para protegê-lo da oxidação, é diferente você estanhar a ponta do cabo por completo, inclusive a gente sabe que a NBR 5410 PROÍBE o uso de solda nas pontas dos cabos e não recomenda soldar emendas, por isso nós da Engehall seguimos essas orientações.

Acho que conseguimos tirar mais esta dúvida… então bora compartilhar este vídeo com seus amigos pessoal… conhecimento a gente não guarda pra si, conhecimento a gente compartilha! Basta clicar nessa setinha aqui em cima!

mais uma vez quero agradecer aos alunos dos cursos da Engehall pelas sugestões de vídeos e convido a vocês a vir conhecer mais sobre os todos os cursos que a Engehall oferece… têm curso de projetos elétricos, de comandos elétricos, sistema fotovoltaico e claro, o nosso eletricista profissional… clica nesse quadradinho aqui em baixo e saiba mais!

Aqui ao lado tem muito mais vídeos da ENGEHALL pra você continuar nos assistindo.

Um grande abraço e até o próximo IDEIA MALUCA.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram