🤷‍♂️ Onde devo INSTALAR TOMADAS de 20A? O uso de EXTENSÕES de 10 e 20A é PROIBIDO? 🔌

Campanha Megatron 👉 https://ift.tt/370ykUG

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3zujYba
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3rBqeeQ
------
Quem nunca chegou na frente de uma tomada elétrica para ligar um equipamento e de cara já percebeu que o plug macho do aparelho era mais grosso do que a tomada na parede?

Isso é chato pra caramba né, aí você foi lá e tentou dar aquele jeitinho brasileiro, arrumou um adaptador, chamou o tiozinho que entende de elétrica, ele cortou o pino macho, enfiou os cabos direto na tomada, e pronto, selo de gambiarra padrão zé faísca adquirido com sucesso!

Gente gente, se as coisas não se encaixam tem um motivo, temos aparelhos que consomem mais, outros menos, por isso essa diferença de espessura. Agora eu te pergunto: Você sabe o porque existe esta diferença? É isso que veremos hoje na série SUPER FÁCIL

Desde meados de 2011, todas as tomadas e plugs de uso doméstico devem seguir a NBR 14136, que padronizou as tomadas e plugs no “padrão brasileiro” e adotaram apenas dois tipos de plugs e tomadas, os plugs e tomadas de 10A e os plugs e tomadas de 20A

A diferença mais visível entre elas é o diâmetro dos conectores. Na tomada de 10A eles possuem 4,0mm e na tomada de 20A eles possuem 4,8mm. Esta diferença existe para que aparelhos mais potentes, como por exemplo, um microondas e uma chapinha de cabelo, não possam ser utilizados em locais onde não foram projetados para isso, no caso cozinha e banheiro.

No entanto, qualquer aparelho que não seja tão potente, utilizando plug de 10A, pode ser ligado a uma tomada de 20A sem problemas. Inclusive existe um trecho na NBR14136 que cita isso: “As tomadas de 20A devem permitir a inserção de plugues de 10A e 20A, e as tomadas com contato “terra” devem permitir a inserção de plugues com e sem pino terra.”.

Dito isso, as tomadas de 10A são mais indicadas para ambientes como quartos, escritórios e salas e as tomadas de 20A são mais indicadas para ambientes como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

“Bom, entendi as diferenças entre as tomadas André, mas, o que eu tenho que fazer quando minha tomada está distante do meu equipamento? Posso utilizar extensão? É permitido? É seguro?

Bom, o uso de extensões elétricas é permitido sim! Inclusive elas devem atender às recomendações da NBR 16008, norma que especifica os requisitos mínimos de desempenho e segurança para extensões elétricas, protetores e filtros de linha, desmontáveis e não desmontáveis com tensão nominal não superior a 250 V CA. e uma corrente nominal de até 20 A, destinados ao uso doméstico e análogo, tanto para uso interno como para uso externo.

Mas temos sempre que ter em mente duas coisas básicas

1 - A extensão que eu irei usar tem o selo do Inmetro?
2 - Qual a corrente do equipamento que irei utilizar?

Um exemplo bastante comum do uso destes "prolongadores" é quando você precisa usar uma furadeira. O cabo da Furadeira é curto, tendo neste caso a necessidade do uso da extensão elétrica, e a potência de uma furadeira também é baixa, bastando uma extensão de 10A.

E caso você precise conectar um equipamento mais potente, por exemplo, um martelete ou uma serra circular, existem extensões que suportam a corrente desses equipamentos sim. No site da Megatron eu dei uma olhada e achei cordões prolongadores de 20A com até 20 metros de comprimento, então é uma baita mão na roda, isso e o melhor, com segurança.

Além disso vou te passar algumas boas práticas quanto ao uso de extensões:
Sempre desenrole completamente a extensão antes de usá-la. Usar uma extensão enrolada ocasiona aquecimento indevido dos cabos;
Não utilize outros equipamentos na mesma tomada onde a extensão está ligada.
Verifique de tempos em tempos como está a capa de proteção de sua extensão.
Opte por extensões e prolongadores produzidos em fábricas, são testados, aprovados e práticos de usar. Tirando as vantagens, como o fato de ser plug injetado, pinos maciços, cabos dimensionados corretamente, etc.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram