🤦‍♂️ Neutro do padrão, só que "fora de padrão" - “Dia de eletricista”

Todo mundo aqui sabe que o dia de um eletricista de manutenção não é nada fácil, é cada BO que dá pra desanimar fácil fácil. E com o passar dos anos a gente vai se convencendo que já vimos de tudo na área, só que não é bem por aí não. Hoje vamos ver um caso especifico: um neutro do padrão, só que fora do padrão.

Continue a leitura e descubra mais um desafio resolvido.

 

 

Recentemente recebemos um e-mail de um seguidor:

"Um conhecido me chamou para ir na casa dos pais dele verificar um problema na elétrica pois deu um estouro e parou de funcionar metade da casa.

Ele me falou que foi tomar um banho e que tinha esquecido que o ar condicionado estava ligado.  Durante o banho deu um estouro na caixa de disjuntores. Tudo na casa estava louco, luzes piscando e alguns equipamentos não funcionavam direito. 

Perguntei o porquê da preocupação do ar ligado. Ele relatou que o eletricista de um serviço passado disse a ele que não poderia tomar banho com nada mais ligado a não ser luzes, logo vi que algo de errado não estava muito certo.

Entrei na casa do cliente, vi que as lâmpadas estavam piscando e alguns equipamentos com tv, geladeira não funcionavam muito bem. Fui direto no disjuntor e desliguei tudo. Com o detector de tensão verifiquei a presença de tensão em todos os cabos que passavam pela caixa.  Achei estranho a detecção de tensão nos cabos mesmo ainda desligados, desliguei a geral e subi na casa pois era todo cabeamento aparente.

Depois de uma rápida checagem, detectei o problema.
O neutro vindo do padrão, que já não era de 10mm e sim de 6mm estava com uma emenda de uns 40cm com um flexível 2,5mm, veja no vídeo que te mando anexo.

Não faço ideia de como e nem a quanto tempo aquilo estava daquele jeito pois nem o dono da casa soube me informar. Mas ele tem 2 ar condicionados de 12 mil, mais 2 chuveiros na casa, um de 7800 e um de 6500 watts. Ele mesmo disse que foi instruído a nunca usar os 2 chuveiros ao mesmo tempo e quando usar, desligar qualquer equipamento que não seja a iluminação.
Fiquei pasmo.”

Algumas coisas chamaram  atenção:

1 - “O eletricista” que fez a instalação desta casa havia orientado ao morador de que “ele que não poderia tomar banho com nada mais ligado a não ser luzes”. Pensa só que bela orientação profissional desse cara aí !

2 - O problema do rompimento do cabo só aconteceu porque o morador não desligou um aparelho de ar condicionado na hora em que alguém foi tomar banho.

3 - Ele ainda relatou pra gente que:
A casa tem 2 ar condicionados de 12000 btus, o que dá em torno de 1500W, 1 chuveiro de 7800W e outro chuveiro de 6500W, fora os demais aparelhos elétricos.

Em uma conta simples, apenas estes aparelhos consomem quase 50A da residência.

E para quem ainda não sabe, o cabo neutro serve para “fechar” o circuito, ou seja, quando temos um equipamento ligado, existe circulação de corrente nele similar a corrente de cada fase. Dessa forma por, não é recomendado em casos assim diminuir a seção do neutro, nem tão pouco emendar bitolas de cabos diferentes. Isso é coisa de pica fio pós graduado em gambiarra.

Vale ressaltar que a NBR5410 até permite que seja usado o cabo neutro de seção menor do que os cabos de fase. Porém,  os cabos de fase devem ser superiores a 25mm². O que não é o caso desse cliente. Se você quiser saber os critérios para diminuir a bitola do neutro. Leia a partir do subitem 6.2.6.2 da norma.  Lá tem todas as recomendações para isso.

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down