...

CABO ELÉTRICO – Como fazer a escolha correta?

cabo elétrico

Meus queridos, escolher corretamente o cabo elétrico é, sem dúvidas, a etapa mais importante do planejamento de uma instalação elétrica. Um erro pode ocasionar desde um simples desarme de disjuntor até um incêndio, que pode ser até fatal!

Só que tem uma pequena diferença na hora de escolher que a maioria dos profissionais da área elétrica desconhecem Sim estou falando dos diferentes tipos de isolação do cabo elétrico.

Afinal, a gente sabe que uma pequena falha na isolação de um condutor pode gerar uma fuga de corrente e com isso o problema é certo, pode no mínimo aumentar drasticamente a conta de luz, ou até mesmo iniciar um incêndio como falei a pouco!

Agora te pergunto, você sabe as diferenças entre os tipos de isolação utilizados em cabo elétrico? O que são aquelas letrinhas no cabo escrito PVC, EPR ou XLPE?

Fica tranquilo, você vai ver que a isolação de condutores elétricos, é um assunto SUPER FÁCIL de entender.

Tipo de isolação por cabo elétrico

Bom, na aula de hoje quero explicar melhor sobre os tipos de isolação que encontramos nos cabos elétricos do mercado atualmente, afinal isso muda até mesmo a capacidade de condução de corrente de cabos de uma mesma seção, olha como o buraco é mais embaixo.

Isolação de PVC

A isolação de PVC é composta de uma mistura de cloreto de polivinila puro (resina sintética) com plastificante, não propaga chama mas gera uma grande quantidade de fumaça e gases tóxicos quando submetido ao fogo.

Esse tipo de isolação possui uma temperatura máxima em serviço contínuo de 70ºC e uma temperatura de sobrecarga de 100ºC. Ele mantém o estado sólido até 120ºC, depois começa a derreter, isso com certeza você já viu em todos os testes que a gente fez na nossa MDC.

Mas assim, posso chutar que 95% das instalações elétricas do Brasil, tem cabos em PVC, afinal são fáceis de produzir e atendem aos requisitos das instalações mais comuns e atendem tanto instalações residenciais, quanto comerciais. Por esse motivo o condutor com isolação de PVC é o mais vendido, porém temos outras opções de isolação no mercado olha só.

Isolação EPR, HEPR e XLPE

Agora estamos falando de outro nível de proteção e isolação. As borrachas etileno-propileno (EPR ou HEPR) e polietileno reticulado (XLPE), são materiais que sofreram um processo de vulcanização (reticulação), tornando-se termofixos.

Eles possuem uma temperatura máxima em serviço contínuo de 90º C e uma temperatura de sobrecarga de 130ºC. Ou seja, isso aumenta em praticamente 30% a capacidade térmica desses cabos, é coisa de mais bicho.

O que diz a norma sobre a escolha de cabo elétrico?

Com isso, logicamente a NBR 5410, precisou diferenciar esses cabos sim. Portanto, no item 6.2.3 utiliza o termo “CONDUTORES ISOLADOS” quando está se referindo aos cabos com cobertura em PVC e “CABOS UNIPOLARES E MULTIPOLARES” quando está se referindo aos cabos com cobertura EPR/XLPE.

Agora volta aqui em mim. Visualmente a forma mais rápida de identificar qual tipo de isolação tem aquele condutor é pela ponta dele. Os cabos de PVC 750V possuem apenas uma camada de isolação. Já os cabos de 0,6/1kV EPR/ XLPE tem uma camada de isolação e uma capa externa.

E daqui a pouco digo mais, lembra que falei que a isolação interfere na capacidade de condução de corrente do condutor, calma ai que mostro a tabela que prova isso.

Bom, já sabemos quais os modelos de cabos que existem e como diferenciá-los. Mas será que posso utilizar estes cabos de qualquer maneira? A resposta logicamente é não.

Porque é importante consultar as normas regulamentadoras?

Para saber onde utilizar cada tipo de cabo, precisamos consultar a tabela 33 da NBR 5410. Nesta tabela são apresentados os métodos de instalação e quais cabos podem ser utilizados em cada método.

Os CONDUTORES ISOLADOS, ou seja, os cabos com proteção 750V devem obrigatoriamente ser instalados em condutos fechados, pois não possuem a camada de proteção (capa). Sendo assim, esta camada de proteção seria o próprio duto.

Já os CABOS UNIPOLARES E MULTIPOLARES. Ou seja, os cabos com proteção 0,6/1kV podem ser instalados em condutos abertos, fechados ou até mesmo enterrados diretamente no solo.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre os cabos elétricos e como escolher a melhor opção para cada tipo de instalação elétrica, é importante dizer que você também precisa se especializar nas normas obrigatórias da profissão.

Além disso, para se tornar um profissional de sucesso, clique no botão abaixo e conheça o curso de eletricista profissional mais completo do mercado.

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.