🤔 Será que COUBE? Tomada TRIPLA + conector WAGO na caixa 4X2

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Aprenda como instalar tomada simples, tomada dupla e interruptor e saiba quais são os materiais e ferramentas necessários para isso

Você pode estar se perguntando como instalar tomada e interruptor e imaginando que vai perder um tempo para fazer isso, não é mesmo? Pode deixar as preocupações de lado! Essa tarefa não é assim tão complicada, apenas exige bastante atenção, principalmente por questões de segurança.

É importante fazer as instalações com cuidado para que não aconteça qualquer acidente e também para que não seja necessário fazer o trabalho novamente, afinal, apesar de ser uma tarefa relativamente simples, é algo que não queremos fazer repetidamente.

Neste artigo, você saberá quais os materiais e ferramentas necessários para fazer essas instalações, quais os cuidados que devem ser tomados antes de realizar essa tarefa e ainda, o passo a passo de como instalar tomada elétrica simples, dupla e também interruptor. Confira!

Como instalar uma tomada: ferramentas e materiais necessários
como instalar tomada dupla, como instalar tomada simples

Lembre-se de que todas as ferramentas a serem utilizadas para realizar instalações elétricas devem ter cabos emborrachados para evitar acidentes. Você precisará de:

chaves de fenda para desparafusar e parafusar as instalações;
amperímetro para medir a presença ou não de eletricidade nos fios, bem como sua voltagem;
fios de força de 2.5mm² de área (essa informação vem escrita na embalagem e, muitas vezes, até no próprio fio), seguindo o padrão brasileiro. Observação: antes de comprar os fios, verifique os já existentes na sua instalação para adquirir fios iguais. No caso das tomadas, deverá haver um fio verde (terra), um fio azul e outro fio que pode ser vermelho ou preto. Se estiver trocando um interruptor, o mais provável é que seja um fio vermelho (fase) e outro preto ou branco (retorno);
alicate para descascar os fios;
novos conjuntos de caixa de tomada e/ou interruptor com suporte.

Observação: na embalagem está escrita a quantidade de amperes e também a voltagem máxima da tomada.
Como instalar tomada: cuidados antes de iniciar a instalação
como instalar tomada dupla, como instalar uma tomada,

Antes de mais nada, você deve desligar a chave geral e os disjuntores da residência. Isso é importante para evitar acidentes, garantindo a sua segurança. Se você não estiver certo de que tudo está desligado, utilize um amperímetro (instrumento que detecta a voltagem). Outra medida de segurança é a utilização de luvas e sapatos emborrachados para que não haja qualquer risco de choque.

Se o dia estiver chuvoso, é melhor não realizar essa tarefa. Opte por iniciar o trabalho quando o tempo estiver ensolarado, assim você evita descargas elétricas. Também é importante trabalhar longe da umidade e de equipamentos hidráulicos, bem como utilizar ferramentas que tenham cabos emborrachados, pelo mesmo motivo.

Se você estiver pensando em fazer a instalação em uma brecha de tempo do seu dia, não faça. Escolha um dia mais tranquilo, já que a pressa é inimiga da perfeição e da sua segurança. Procure trabalhar longe de crianças e animais de estimação para que eles não toquem em nenhum equipamento elétrico por engano.

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10