🤔 O que FAZER quando a CASA não tem QUADRO de DISTRIBUIÇÃO "QDC"?

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/38o4074
------✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3yudnNf
------
Digamos que você foi chamado para resolver um problema elétrico em uma residência. Chegando lá, qual seria a primeira coisa que você iria fazer? Se você pensou em procurar o QDC. Procura daqui, procura dali, e você percebeu que esta residência faz parte de uma triste estatística brasileira: a estatística das residências que não possuem QDC.

Infelizmente encontrar uma residência desta maneira é a realidade na maioria das instalações elétricas no país. Para o proprietário, “se está funcionando, não tem problema” . E geralmente quem faz a manutenção neste tipo de residência não tem muita “capacitação”.

Mas, independente da situação econômico-financeira dos moradores desta residência, devemos procurar adequar, para garantir a segurança dos moradores.

Recentemente fizemos um teste em nossa MDC que simulamos o que pode acontecer neste tipo de instalação, no caso um superaquecimento dos cabos podendo ocasionar um curto-circuito podendo chegar a um incêndio.

Então resolvemos trazer hoje para você o que fazer para adequar uma instalação que não tem QDC.

O primeiro passo seria localizar o melhor local para instalar este QDC. Os locais mais indicados são corredor, sala / copa ou cozinha;

Depois de definido onde será instalado o QDC, temos que pensar qual a melhor maneira de interligar este quadro ao quadro de medição da concessionária. Basicamente podemos fazer de 3 maneiras: com dutos passando pelo piso, dutos passando pela parede ou dutos passando por cima da lage.

Bom, agora precisamos saber quantos circuitos iremos prever nesta residência, para que desta forma, possamos saber o tamanho do qdc que iremos adotar e também para que a distribuição dos eletrodutos seja feita de forma segura, sem muitos cabos agrupados dentro de um mesmo eletroduto. Existem 2 maneiras mais simples que podemos utilizar para fazer esta distribuição:

Distribuir eletrodutos por baixo da laje.

Desta maneira, podemos fixar os eletrodutos na laje, utilizando abraçadeiras para fixá-los e fazer a interligação destes dutos com caixinhas no teto de sobrepor.
Já para interligar os eletrodutos do teto com as tomadas, interruptores e o QDC, pode optar por fazer de 2 maneiras:
Embutida: desta maneira será necessário cortar as paredes para deixá-los embutidos ou Aparente: Desta maneira os eletrodutos e caixinhas ficam à mostra. este tipo de instalação está na moda atualmente
Os eletrodutos e caixas usados fixados na laje também podem ser embutidos. Para isso, basta fazer um rebaixamento de teto, seja por gesso ou por placa de PVC ou você também pode deixar de forma aparente

A outra maneira de se fazer a distribuição dos dutos seria por cima da laje.
Desta forma, você utilizaria parte da instalação existente para isso. Basta fazer furos nas caixas ortogonais de teto e fazer a interligação entre elas e o QDC por cima da lage. Neste caso não se pode esquecer de colocar massa em cima dos dutos e das caixinhas ortogonais. Para evitar possíveis vazamentos nos dutos.
Esta foi a forma que utilizamos para fazer a elétrica da casa centenária.

Turma, elétrica não é brincadeira como muitos pensam. Elétrica mata! Então vamos tornar as instalações mais seguras. Compartilhe com pelo menos um amigo seu ou com aquele seu cliente que ainda insiste em deixar a instalação da residência dele sem a proteção de um QDC. basta clicar nesta seta meio torta aqui em cima.

Aproveita e responde aí: Você vê muitas instalações deste tipo, sem QDC? escreva sim André, eu vejo bastante instalações sem QDC, ou não André, todas as instalações que vejo possuem QDC.
Compartilhe também aqui nos comentários sua experiência com este tipo de instalação.

Outra coisa, rola pra baixo aqui e procure o link na descrição e no comentário fixado chamado AULA GRATUITA, clica lá e se inscreva para uma aula online minha na qual o André Mafra conta mais sobre como nós eletricistas aqui da engehall nos tornamos mais seguros e confiantes, capazes de executar qualquer tipo de serviço na área elétrica. Onde o André aprendeu primeiro como fazer isso, depois ensinei para mim, depois ao Brener, e também a milhares de profissionais em todo Brasil aprenderam com ele, se você foi um deles e já assistiu a essa aula comenta aí, vale ou não vale a pena assistir?

Aproveite também e visite nosso site oficial. Conheça nossa história e sobre os outros cursos que temos atualmente. Garanto que não irá se arrepender.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down