🤔 FAZER isso NA OBRA dá um NÓ na cabeça de MUITOS ELETRICISTAS 🔌

 

 

Bem vindos ao quarto episódio da quinta temporada do Direto da obra ! No episódio anterior, passamos alguns cabos e fizemos alguns fechamentos com conectores da wago. Também mostramos algumas técnicas que usamos para organizar e agilizar a distribuição dos circuitos. No episódio de hoje,  vamos iniciar a passagem dos cabos dos circuitos Tree-way.   Vamos esclarecer um detalhe que muitas vezes dá um nó na cabeça de muitos eletricistas.

 

Para começar,  temos no total 5  comandos de interruptores paralelos, além de mais um comando de interruptor simples na mesma caixinha 4x4. Então, vamos passar 10 cabos apenas para os retornos paralelos, tirando o resto das conexões. Mas sem organização, principalmente quando usamos cabos da mesma cor, que foi o nosso caso e é a maioria dos casos também, o trabalho fica mais complicado.

Finalmente, fizemos a passagem dos cabos! Agora, vamos fechar os interruptores. Como nem tudo são flores, tivemos um problema, que é até comum nas obras.
Provavelmente você observou que furamos a lateral da caixinha 4x4. Aliás, é uma situação muito comum. Infelizmente, a caixinha foi chumbada em uma posição deitada, com os suportes que recebem os parafusos no sentido horizontal. Contudo, se os interruptores forem instalados assim, as teclas ficariam, com os parafusos nas laterais e não na parte de baixo e de cima.

Caso isso aconteça, temos três opções:

1 - Quebrar a parede, remover a caixinha, e chumbar do jeito certo usando gesso.
2 - Cortar as orelhinhas para receber os parafusos e usar os suporte salva caixinhas
3 - Cortar as orelhinhas, encaixar o suporte do jeito certo e ver se a furação externa do suporte coincide com a parede. Essa foi a alternativa que escolhemos. Dessa forma, marcamos os furos e usamos buchas para realizar a fixação. Assim, evitamos a sujeira e o serviço fica mais rápido. Por fim, a placa de acabamento tampa tudo, e o acabamento fica lindo.

Lembrando que esse ponto aí com 5 interruptores paralelos e 1 interruptor simples que ele montou está no pavimento superior. Agora, vamos descer para o pavimento inferior e fazer o fechamento do outro ponto desse.

Ainda tivemos outro problema: o pedido de interruptores paralelos veio errado. duas teclas que compramos vieram interruptores intermediários com 4 parafusos. Mas existe um jeito de usá-los como interruptores paralelos, aproveitando 3 parafusos só. No vídeo você pode acompanhar o passo ao passo dessa super dica.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down