🤔 Difícil de ACREDITAR, mas esses DOIS DISJUNTORES têm a MESMA CORRENTE

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3aDOdlc
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3oTKEwh
------
Por um acaso você sabe o significado da palavra, Disjuntor?
Se você não sabe, eu te ensino agora, se você sabe, vamos revisar então!

"Disjuntor'' é um dispositivo elétrico cuja função é proteger as instalações elétricas, seja por curto circuito ou sobrecarga, interrompendo o fornecimento de energia evitando assim um possível dano.

Resumindo, esse carinha aqui é basicamente o Air Bag da sua instalação elétrica, ou seja, ele só abre quando realmente é necessário com o objetivo de proteger os usuários e consequentemente a instalação.

Então quando o disjuntor estiver desarmando, não caia nessa de que o disjuntor é fraco e tem que trocar por um mais forte, que não é tão simples assim não, só que explico isso melhor em alguns instantes.

Porque o qual é a dúvida de hoje, já tá na cara, vamos falar de disjuntores, mas a pedido de alguns alunos vamos explicar a diferença entre o Mini Disjuntor do tipo DIN, e do disjuntor de Caixa Moldada, esse mais parrudão aqui.
Meus queridos, existem basicamente três tipos de disjuntores, o mais conhecido é o mini disjuntor, mas também temos os disjuntores de caixa moldada e os disjuntores abertos.

No vídeo de hoje vamos falar destes dois aqui, o mini disjuntor e o disjuntor de caixa moldada.

A primeira curiosidade desses dois aqui é a seguinte:
Pode não parecer, mas estes dois disjuntores possuem a mesma corrente de nominal e ambos possuem proteção termomagnética.

Aí vem a primeira dúvida: André, se eles têm a mesma corrente, qual o motivo desta diferença gritante de tamanho entre eles? Na verdade são vários motivos, olha só:

O primeiro motivo é a proteção contra curto circuito, enquanto a do mini disjuntor é de 3kA, a do disjuntor de caixa moldada é de 70kA. Como ele suporta uma corrente de curto circuito muito maior, logo a câmara de extinção do arco é também muito maior, por isso ele é grandão assim.

O segundo motivo é a sua forma de construção. O disjuntor caixa moldada é produzido a partir de caixas termoplásticas pré-moldadas formando um único item. Esta forma de construção contribui para sua resistência mecânica e a suportar altas temperaturas, afinal, estamos falando de disjuntores que suportam correntes que chegam a 3000A em alguns casos específicos.

Repare no borne de fixação dos cabos. Enquanto no mini disjuntor utilizamos terminais do tipo tubular e eles são “abraçados” , no disjuntor de caixa moldada utilizamos terminal do tipo olhal e eles são “apertados”.
Esta forma de fixação dos cabos dos disjuntores de caixa moldada fazem com que eles sofram menos com vibrações e com o “esquenta-esfria” devido a variação da corrente. Mas isto não impede de que sejam realizadas as manutenções preventivas de reaperto nos terminais.

E o terceiro motivo seria sua aplicação. Por serem mais compactos, os mini disjuntores são mais utilizados na área predial, ou seja, em residências e comércios. Já os disjuntores de caixa moldada são mais utilizados em indústrias e entradas de energia.

Só que mais utilizado não quer dizer que é exclusivo, os disjuntores de caixa moldada também podem ser usados em quadros de distribuição de menor porte, quem determina isso é o projetista.

Outra coisa que vocês precisam saber é que os disjuntores de caixa moldada não possuem as curvas de disparo B, C e D, mas sim, curvas de funcionamento para atuação das proteções contra sobrecarga (L), curto circuito instantâneo (I), curto circuito temporizado (S) e curto circuito fase-terra (G).

Então muda um bocadinho nas nomenclaturas na hora do dimensionamento ok?
E falando em dimensionamento não poderíamos deixar de falar sobre normas.
Para quem quiser ir mais a fundo, a norma NBR 60898:2004 refere-se aos disjuntores em instalações prediais. Já a NBR IEC 60947-2:2013, que inclusive está sendo revisada, refere-se aos disjuntores instalados em instalações industriais, o que inclui os disjuntores caixa moldada.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down