🤔 Caixinha 2x4 em PÉ ou DEITADA? Até que enfim alguém RESOLVEU explicar 🙏

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3gDtkJY
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3iJiTY1
------
Fala meus queridos!
Recebemos a seguinte dúvida do aluno Gilvan Medeiros que está matriculado no nosso curso de Eletricista Profissional!

“Qual é o jeito certo de chumbar as caixinhas 2x4, em pé ou deitada?”

Bom, a turma que tem preguiça de pesquisar aí vão falar que não tem isso na norma, que pode chumbar em pé ou deitada que tanto faz, que não tem risco e por aí vai!
Em partes concordo, não vai haver risco elétrico em qualquer uma das posições, mas tem norma que fala sobre esse assunto sim, e claro, vamos dar nossa opinião no final porém embasada tecnicamente e o melhor, mostrando onde estão essas informações!

Seguinte turma. Se você tiver buscando essa informação sobre a caixinha ser instalada na posição vertical ou horizontal, ou em pé ou deitada, na NBR-5410 que regulamenta instalações elétricas em baixa tensão, você não vai achar absolutamente nada. A gente leu, releu, e realmente investimos um tempo na pesquisa pra fazer esse vídeo e de lá não extraímos essa informação.

Mas nosso trabalho pesquisando não foi em vão, pegamos outras informações lá que achei interessante de trazer neste vídeo também, só que falo daqui a pouco sobre isso!

Como não tinha nada na NBR-5410, o nosso plano B é sempre pesquisar onde?
Na norma que regulamenta a fabricação de tal componente, e a norma que achamos essa informação foi a NBR IEC 60670-1 - Caixas e invólucros para acessórios elétricos para instalações elétricas fixas domésticas e análogas.
O que achamos mais interessante é que ela determina os requisitos gerais de fabricação e também regulamenta os testes a serem realizados nas caixinhas, e o mais curioso é que ela menciona que todos os testes realizados, devem ser feitos com a caixinha na posição VERTICAL, então aí já temos uma primeira prova de que as caixinhas devem ser instaladas em pé, na posição vertical e não deitadas, na posição horizontal!

Só que não ficamos satisfeitos, achamos essa informação ainda vaga, então a gente novamente pensou fora da caixa, vamos para o plano C
Pensamos assim, as caixinhas são acessórios para instalação de interruptores e tomadas certo? Sendo assim, qual norma regulamenta esses componentes elétricos?
A famosa NBR-14136/ 2013, que fala sobre plugues e tomadas de até 20A em corrente alternada.
E analisando essa norma que não é muito extensa, a gente sempre vê os desenhos com cotas e tudo, mostrando as tomadas na posição Vertical, podemos até ver a posição dos pinos de terra, desalinhado pra cima e neutro a esquerda, isso por uma visão frontal.
Ou seja, mais uma vez, a gente deduz que a orientação para se instalar tomadas é na posição vertical, logo a caixinha 2x4 também deve ser fixada em pé também, e chegamos a essa conclusão, analisando agora duas normas diferentes!

Bom, agora sim, ficamos mais satisfeitos, não vai ser necessário o plano D.

Porque agora conforme prometi no início do vídeo, extraí mais uns trechos da nbr5410 pra gente dar uma avaliada!

No item 6.2.11.1.11 fala que “Os condutores devem formar trechos contínuos entre as caixas, não se admitindo emendas e derivações senão no interior das caixas. Condutores emendados ou cuja isolação tenha sido danificada e recomposta com fita isolante ou outro material não devem ser enfiados em eletrodutos.

Duas coisas importantes demais que fala ai então!
1 - Só podemos fazer emendas em cabos elétricos dentro de caixinhas, não é permitido fazer emendas nos cabos e deixá-las dentro dos eletrodutos, porque não dá pra fazer a inspeção visual em caso de manutenção.
2 - Sabe aquela "feridinha" que dá na capa no cabo na hora de desembolar ou por descuido na hora de puxar o cabo acabou expondo a parte condutiva, aí você vai lá e coloca uma fita isolante onde decapou e acha que tá tudo bem, que pode enfiar esse cabo dentro do duto, não não, isso não é permitido pela norma, você tem que trocar o pedaço de cabo danificado daquele trecho ok?

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram