🤔 Até QUANTAS CURVAS eu POSSO colocar no MESMO TRECHO de ELETRODUTO?

Quantas Curvas Eletroduto

Fala meus queridos!

Você saberia me dizer qual a distância máxima que devemos ter entre uma caixinha de passagem e outra? E qual seria o número máximo de curvas que posso ter neste trecho?

Se você pensou, "a André tanto faz bicho, isso influencia em nada não..."
Na verdade influencia sim camarada, quanto mais longo o trecho, ou quanto mais curvas, pior vai ser para passar a sonda guia e consequentemente passar os cabos!
Então já posso afirmar, a turma que fez a norma pensou até nisso, e não é uma coisa de outro mundo não, na verdade é um assunto super fácil de se aprender, bora pra aula!

Antes de tudo turma, já se inscreveu aqui no canal? então, o que você está esperando? Se inscreva e ative o sininho das notificações para você não perder nenhuma dica que trazemos para vocês...

Bom meus queridos, recentemente recebemos a seguinte pergunta do aluno Thiago Moraes no nosso curso Viver de Projetos:

“André, no meu projeto, ao dimensionar a tubulação, o software acusou um erro e deu um aviso de “ALERTA” em um dos tubos. Como resolvo isso?”

Bom, pra quem não é aluno do curso, a gente libera para nossos alunos um software profissional na versão estudantil, eu considero isso uma forma de ensinar a ser um projetista já praticando, mas enfim…. ao analisar o projeto dele, descobrimos que naquele trecho de tubulação entre as 2 caixinhas de tomadas que estava dando erro, haviam 3 curvas e estavam distantes 7m uma das outras dentro de uma sala de estar…

Aí vem a questão, porque será que o software indicou esse problema?
Fomos então consultar a NBR 5410 para entender o motivo deste erro.

No item 6.2.11.1.7 da norma diz que: “Em cada trecho de tubulação delimitado, de um lado e de outro, por caixa ou extremidade de linha, qualquer que seja essa combinação (caixa–caixa, caixa–extremidade ou extremidade–extremidade), podem ser instaladas no máximo três curvas de 90° ou seu equivalente até no máximo 270°. Em nenhuma hipótese devem ser instaladas curvas com deflexão superior a 90°”

Bom, aí, analisando esse trecho uma coisa a gente pode descartar, o número máximo de curvas que a norma permite entre dois pontos de inspeção é de até 3 curvas, nisso o Tiago cumpriu, ele tinha colocado 3 curvas distantes 7 metros uma das outras no ambiente.

Então já que a quantidade de curva estava certa, só restou agora analisar a distância máxima que a norma recomenda entre as caixinhas ou ponto de inspeção…

E o item que trata sobre este assunto é a letra b do item 6.2.11.1.6, que fala: “os trechos contínuos de tubulação, sem interposição de caixas ou equipamentos, não devem exceder 15 m de comprimento para linhas internas às edificações e 30 m para as linhas em áreas externas às edificações, se os trechos forem retilíneos. Se os trechos incluírem curvas, o limite de 15 m e o de 30 m devem ser reduzidos em 3 m para cada curva de 90°.”

Opa, parece que o problema dele está aí!
O trecho em questão está dentro da edificação, é uma sala de estar, logo, a distância máxima permitida entre as caixinhas é de 15m. Mas como temos 3 curvas, e de acordo com a norma devemos reduzir 3m para cada curva, então a conta é simples:
15 metros - 3m x 3 curvas
15 - 9 = 6 metros

Segundo a norma então, neste caso, a distância máxima entre as caixinhas daquele trecho não pode ser superior a 6m, como no projeto dele elas estão a 7 metros, aí o software acusa o erro e pede correção!

Você deve tá se perguntando:

“Mas André, a diferença é de apenas 1m.”, na prática não muda nada!

Bom, em partes você está certo meu querido, só que este item da norma serve para facilitar a vida do instalador, permitindo que os condutores possam ser instalados e retirados com facilidade. Quem é instalador sabe da dificuldade de passar a sonda guia e depois a fiação quando temos muitas curvas né não?

E para resolver esta situação, bastou o Tiago, nosso aluno diminuir a distância entre as caixinhas, e pronto o programa parou de dar o erro!

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down